DB escolhe Siemens para renovar frota

A Deutsche Bahn (DB) revelou que a Siemens é o concorrente preferido para fornecer a sua próxima geração de trens de alta velocidade ICx para a frota de trens interurbanos. O presidente da DB, Rüdige Grube, confirmou que as negociações exclusivas começarão agora, com o objetivo de assinar um contrato-quadro para 300 trens em junho. Grube disse anteriormente que, se todas as opções forem exercidas, o negócio pode valer até US$ 8,5 bilhões.


O programa ICx foi lançado há vários anos com o objetivo de substituir o restante dos trens de longa distância da DB, e uma ordem para entre 100 e 130 trens estava prevista inicialmente. Contudo, o programa já foi expandido para cobrir, em longo prazo, a substituição dos 59 trens ICE 1 fornecidos entre 1989 e 1993, e 46  trens ICE 2 entregues entre 1995 e 1997.


Três configurações foram propostas: 500-550 trens curtos com bancos, um trem de comprimento médio (630-700 assentos) e um trem longo de 730-810 assentos. Os 230 primeiros trens, de 250 km/h, deverão ser entregues em meados da década e irá substituir os trens rebocados por locomotiva em serviços domésticos e internacionais. Estes últimos serão puxados por pelo menos 280 km/h, o que irão suceder ao ICE 1 e ICE 2 em 2020 e 2025, respectivamente.


A licitação para os novos trens foi lançada em meados de 2008 e o documento de 300 páginas lista 8900 exigências técnicas a serem cumpridas pelo fornecedor. Além disso, o custo de desenvolvimento integral do ICx irá ser cumprido pela indústria.


A Deutsche Bahn não confirmou se o novo trem será configurado como um TUE ou como uma locomotiva e carros, semelhante ao Railjet, atualmente fornecido pela Siemens para a Austrian Federal Railways (ÖBB).

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Fonte: IRJ

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