O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira, 28, a construção da primeira rede ferroviária de alta velocidade nos Estados Unidos, com um investimento inicial de 8 bilhões de dólares, que inclui trens bala para a Flórida e Califórnia.
Em uma visita à cidade de Tampa, na Flórida, Obama anunciou que destinará aos estados recursos do pacote de estímulo econômico para a construção do primeiro serviço nacional de trens de alta velocidade nos Estados Unidos.
O plano anunciado prevê um trajeto nacional com treze linhas férreas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Obama disse que o plano ferroviário dará trabalho a muitos norte-americanos e será um dos passos que o governo adotará para combater o desemprego, “construindo a infraestrutura do futuro”.
O corredor da Flórida, onde se destina inicialmente 1,25 bilhão de dólares, unirá as cidades de Tampa e Orlando, com velocidades que alcancarão os 270 km por hora, e se extenderá em uma segunda etapa até Miami.
Na Califórnia, um trem bala com velocidades de até 350 km/h conectará Los Angeles e San Francisco, e tem 2,25 bilhões de dólares disponibilizados, falou o governo norte-americano.
O governo afirma que o plano ferroviário gerará dezenas de milhares de novos empregos em todo o país apenas na preparação dos terrenos, colocação de trilhos e construção de estações.
Outras linhas serão construídas unindo as cidades de Chicago com St. Louis e Kansas City, no centro do país; Madison e Milwaukee com Chicago, no centro-norte; Charlotte e Raleigh com Richmond Virginia e Washington DC, no leste americano.
No noroeste, será construído um corredor entre as cidades de Eugene e Portland e Seattle; Cincinatti – Cleveland no centro-leste; Chicago – Detroit também no centro-leste, e uma linha do noroeste que ligará Washington DC, Filadelfia, Nova York, Boston, Brunswick e outras cidades de quase uma dezena de estados dessa região.
Seja o primeiro a comentar