A empresa espanhola CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) inaugura uma nova fase com a instalação da nova unidade, no Brasil, na cidade de Hortolândia (SP). Já presente no país, mas ainda sem unidade fabril em território brasileiro, a empresa decidiu investir neste mercado. Até então acontecia apenas manutenção e remodelação de trens no Brasil.
No dia 23 de Janeiro de 2009 a primeira máquina começou a funcionar no terreno onde seria construída a fábrica, para limpar a área. “Dia 22 ainda não havia nada. No dia seguinte começávamos a preparar o local para a construção”, conta Gilto de Souza Santos, Chefe de Planta e Estruturas da CAF.
A vinda da CAF atraiu também novos investimentos para a região. Este é o caso da HM Companhia Geral de Construção LTDA, que na Espanha já havia feito várias obras para a CAF, veio para o Brasil especificamente para construir esta planta em Hortolândia. O resultado desta obra proporcionou parcerias com empresas da região, como a Perfil, que fez a fundação da obra, e a Leonardi, empresa responsável pela produção dos pré-moldados. A velocidade com que a construção foi feita chama a atenção. Até o fechamento desta edição, a previsão é que as obras já estejam concluídas no dia 23 de dezembro, isso devido à decisão de ampliar a planta original. Caso contrário, segundo Santos, tudo estaria finalizado ainda em novembro. “Esses acontecimentos potencializaram a abertura de um escritório em Campinas”, afirma o diretor da HM, Jose Antonio Diez Del Villar.
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Com sede no norte da Espanha e filiais nos Estados Unidos, México e Chile, a CAF é uma das grandes empresas mundiais ligadas ao transporte ferroviário. Os carros de aço inoxidável despontam no mercado por serem mais duráveis e esteticamente mais atraentes. Mesmo após algumas décadas de uso, a estrutura continua intacta, ao contrário dos carros de carbono, que são mais suscetíveis à corrosão.
O início das atividades da CAF no Brasil ocorreu na área da Amsted Maxion, fábrica de vagões de carga, localizada em Hortolândia. A Amsted Maxion, com terreno de 1 milhão de m², disponibilizou quatro galpões numa área de aproximadamente 18mil m². Ao mesmo tempo, a CAF começou as obras na área adquirida de 200mil m², num investimento inicial previsto de R$ 150 mil.
A fábrica, moderna e bem estruturada, tem sete pavilhões destinados a todos os processos fabris. Num deles, a soldagem da estrutura da cobertura, trabalham robôs. Para atender à demanda, serão gerados mil novos empregos diretos, e para o auge da produção estão previstos três turnos de funcionamento.
Um dos grandes motivos que impulsionou a decisão de ampliar a atuação no Brasil foi o contrato firmado com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Metrô SP, com o compromisso da fabricação de 422 carros de passageiros. E mesmo antes das obras estarem concluídas, foi dado início ao processo de fabricação dos carros. “Até o fim do ano estaremos com a produção no limite”, relata Santos.
Outro fator que também gera interesse é a iminente implantação do TAV (Trem de Alta Velocidade), que ligará os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto, remodelado e com urgência de ser colocado em vigor, ainda está em fase de transição no governo. Empresas de vários países já demonstraram interesse, e a CAF é uma delas. “É claro que estamos interessados”, afirma Santos.
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