O primeiro trem da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, que ligará a Estação Luz (região central) à Vila Sônia (zona sudoeste), desembarcou nesta sexta-feira no Porto de Santos. O desembarque dos seis vagões ocorreu no Terminal Marítimo da Deicmar, no Saboó. A composição foi trazida pelo cargueiro Thor Spirit, que partou do Porto de Busan, na Coreia do Sul, no último dia 28 de outubro.
De acordo com a concessionária Via Quatro, que administra a Linha, os carros deverão ser levados para a Capital na próxima semana. O transporte será feito por seis carretas, uma para cada vagão. A operação deve ocorrer apenas de madrugada, para evitar congestionamentos. Em São Paulo, a composição ficará no pátio da Vila Sônia. Assim que estiverem na Capital, devem começar também os testes com os carros, que pesam cerca de 40 toneladas cada um.
Construídos na Coreia por um consórcio formado pelas empresas Siemens e Hyunday Rotem, os trens da Linha 4 serão equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária. Eles vão oferecer mais conforto para os passageiros, com ar-condicionado em todos os carros, corredores articulados para interligação entre carros, baixo nível de ruído em som ambiente.
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O trem é apenas o primeiro da fase inicial do projeto que inclui a aquisição de 14 trens (84 carros). Para a segunda etapa serão disponibilizados até mais 15 trens (90 carros).
Com 12,8 quilômetros de extensão, a Linha 4 ligará a Estação da Luz, no centro da cidade, à Vila Sônia, na Zona Oeste. Segundo a concessionária pertencente ao Grupo CCR, a ViaQuatro, que será responsável pela operação e manutenção da Linha, serão investidos inicialmente US$ 450 milhões para a compra dos equipamentos e sistemas, entre eles os trens.
Segundo a Via Quatro, com a expansão da linha, São Paulo terá mais 74 quilômetros de metrô.
Empregos
Quando em operação, a Linha 4 vai gerar mais de 2 mil oportunidade de trabalho. Desse total, cerca de 600 profissionais serão contratados diretamente pela Via Quatro.
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