A empresa endividada de alta velocidade Taiwan High-Speed Rail Corporation (THSRC) obteve um empréstimo sindicalizado de US$ 12 bilhões.
O empréstimo será usado para pagar as dívidas contraídas da THSRC durante a construção da ferrovia a um juro mais elevado, e assim economizar cerca de US$ 2 bilhões.
O empréstimo sindicalizado, que é o maior que o país já emitiu, foi feito por um consórcio de oito estatais e de bancos liderado pela Taiwan Financial Holding; O governo garantiu US$ 9,7 bilhões do montante.
A empresa privada THSRC construiu os 345 km de alta velocidade que ligam Taipei ao norte e Kaoksiung ao sul, usando a tecnologia do trem-bala japonês, e operava a linha em um contrato de construção, operação e transferência de tecnologia com o governo.
Três anos após a ferrovia entrar em operação em janeiro de 2007, a empresa teve um prejuízo de US$ 2,1 bilhões, cerca de 66% do seu capital social, e o endividamento chegou a US$ 12,6 bilhões, agora amparados pelo novo empréstimo.
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