A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nos municípios de Contagem e Betim, na região metropolitana, já tem o itinerário definido. Em reunião realizada ontem entre diversos órgãos ficou definido que a extensão da nova modalidade de transporte coletivo terá 12 km. O trecho será da estação do metrô do Eldorado até o bairro Alterosas, em Betim.
De acordo com a prefeita de Contagem, Marília Campos, essa nova rota vai trazer grandes benefícios para os moradores de Contagem e para quem utiliza o metrô. “Hoje, o metrô transporta 170 mil passageiros por dia. Com o VLT e com a extensão de seu trecho, a capacidade de transporte de passageiros por dia terá um acréscimo de 111 mil pessoas”.
Conforme a prefeita, o objetivo da reunião era receber um parecer positivo quanto à viabilidade do VLT pela Agência Metropolitana, que é responsável por promover o desenvolvimento integrado da Grande Belo Horizonte. Marília Campos informou que a agência aprovou o projeto. Ainda segundo a prefeita, se o VLT for implantado, o custo ficará em R$ 600 milhões. Se optarem pela ampliação do metrô, o investimento chegará a R$ 1,8 bilhão. Os recursos para a nova modalidade de transporte devem sair dos cofres municipais, estadual e federal.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O projeto da Prefeitura de Contagem para o VLT tinha duas linhas, uma até o Barreiro e outra até o bairro Bernardo Monteiro. A ampliação até Betim foi solicitada pela prefeitura daquela cidade. Um projeto será feito considerando a ampliação, e uma reunião ficou agendada para fevereiro.
Não adianta fazer metrô até Betim…Dilma enganou povo Betim….já prometeu até hoje nada…. políticos tudo grande papo..não tem força políticos nada metrô fazer Betim.