Atenta às boas perspectivas para a indústria ferroviária brasileira, a Voith Turbo, Divisão do Grupo Voith que desenvolve e fornece tecnologia de ponta em componentes e sistemas relacionados a acionamentos, acaba de trazer ao país o sistema Eco Excellence. O Eco Scout, o Eco Consult e o VFMR (Voith Fuel Meter Rail) são chamadas soluções eletrônicas “verdes”, que otimizam a operação de veículos ferroviários, desde locomotivas, veículos de passageiros, de carga e trens de alta velocidade, utilizando qualquer sistema ferroviário, sejam eles elétricos, diesel-elétricos e diesel-hidráulicos.
O gerente da Divisão Ferroviária da Voith Turbo no Brasil, Adelson Martins, explica que o sistema é considerado ecologicamente correto porque permite economia de tempo e energia durante a operação do veículo, acarretando gasto de menos combustível. “Essa economia pode chegar a 15%”, destaca.
Os sistemas do Eco Excellence são totalmente eletrônicos. O Eco Scout permite um levantamento exato do perfil da via, identificando os pontos de aceleração e frenagem, por meio de um programa . “Essa tecnologia é fundamental para auxiliar o operador, otimizando a economia de combustível e o tempo do deslocamento”, afirma Martins, ressaltando que o sistema tem a capacidade de autocorreção conforme as particularidades da via devido a seu módulo GPS.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Já o Eco Consult é a solução que permite o treinamento e aprimoramento do condutor para utilização do Eco Scout, visando melhor aproveitamento na redução do consumo de combustível e do tempo de operação. Para complementar o sistema EcoExcellence há o VFMR, que é um medidor de consumo de combustível de alta precisão. “O sistema é utilizado com sucesso em alguns países europeus e, no Brasil, também podemos configurar as soluções de acordo com as necessidades dos clientes”, informa o gerente da Divisão Ferroviária da Voith Turbo.
Outra inovação trazida ao mercado ferroviário brasileiro pela companhia são os redutores para trens de alta velocidade, especialmente desenvolvidos para garantir a confiabilidade e segurança que se requer nessa aplicação. Além disso, o equipamento é comparadamente mais leve e compacto. No Brasil, a Voith Turbo também comercializa sistemas de tração diesel-hidráulicos, incluindo motor, transmissão, sistemas de arrefecimento e controle, além de engates ferroviários Scharfenberg.
Seja o primeiro a comentar