MRS negocia 7 locomotivas com a Stadler

A Stadler suiça esta negociando o fornecimento de sete locomotivas de cremalheira para a MRS Logística. As máquinas devem ser entregues em quatro anos e custarão cerca de US$ 6 milhões cada.  Elas substituirão gradativamente as que circulam na Serra do Mar, ligando o planalto ao porto de Santos (SP).


A Stadler não confirmou o contrato, mas declarou estar conversando com a MRS sobre o fornecimento.


O anúncio da troca das locomotivas foi feito pelo presidente da concessionária, Eduardo Parente, durante a apresentação do Estudo de Acessibilidade ao Porto de Santos, no início de fevereiro.


Com as novas máquinas, a MRS pretende aumentar suas operações nos próximos quatro anos, passando das atuais 8 milhões de toneladas por ano (subida e descida) para 25 a 28 milhões de toneladas por ano.


A concessionária conta com 11 locomotivas fabricadas pela Hitachi na década de 70, que funcionam em duplas.


A cremalheira é um sistema onde a tração da locomotiva é feita através de uma roda dentada colocada sob a locomotiva. Esta roda incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via.


A via da Serra do Mar é a mais inclinada do mundo destinada à carga, com rampa de 10% e extensão de 8 km.


E também um gargalo devido à capacidade limitada. O minério de ferro transportado para a Usiminas (antiga Cosipa), em Cubatão, representa a maior parte do volume transportado.


Para eliminar o gargalo, a MRS fez um estudo para a construção do Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD), uma esteira que teria capacidade para transportar 1.650 toneladas por hora de minério, contra as 960 toneladas/hora que o sistema da cremalheira pode carregar.  A esteira seria usada para o transporte de minério e a cremalheira seria liberada para transportar contêineres e outras cargas. Mas o projeto foi suspenso devido ao alto custo.


A cremalheira foi tema da reportagem de capa da Revista Ferroviária em agosto de 2007.


A Stadler é o principal fornecedor mundial de locomotivas de cremalheira, muito utilizadas nos Alpes para acesso a estações de esqui.  A companhia tem unidades na Suiça, Alemanha, Polônia, Hungria e Argélia, com cerca de 2.400 funcionários.


[galeria]Veja algumas imagens da cremalheira da Serra do Mar[/galeria]

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