PAC antecipa conclusão de 40% das obras

O governo anunciará hoje que 40% das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), previstas para serem entregues até o fim de 2010, foram concluídas até o fim do ano passado. O investimento total do programa de 2007 até dezembro de 2009 soma R$ 403 bilhões, 19% acima do total executado até agosto.


Apesar disso, grandes obras do programa ainda seguem em atraso. Na terça-feira, o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tiveram vetada a solicitação para adiar o leilão do trem de alta velocidade (TAV). A data prevista, já com atraso em relação ao balanço anterior, é maio, mas o pedido era de que fosse em setembro.


Para Lula, a nova data seria muito próxima das eleições, o que contaminaria politicamente a assinatura do contrato. Na última edição do balanço, com dados até agosto de 2009, o leilão do TAV estava previsto para ocorrer até março. Agora, a previsão oficial já é maio. Dentro do governo, a análise é que não seria interessante assinar um contrato desse porte beneficiando o Estado governado por José Serra (PSDB) no auge da campanha.


Após críticas dos potenciais investidores do TAV, avaliou-se que a conclusão do processo em maio seria inviável, mas Lula não quis prorrogá-lo por mais quatro meses. Conforme acertado no Planalto, os processos iniciais de publicação do edital correrão normalmente, como se o leilão fosse em maio, embora ele possa ocorrer depois desse prazo.


Dessa forma, as negociações para obtenção de licença ambiental e com o Tribunal de Contas da União (TCU) – anteriores à publicação do edital – podem ser conduzidas no tempo previsto, para reduzir o risco de contestações posteriores. As demais etapas, incluindo o leilão, deverão ser prorrogadas para depois de maio. Embora ANTT e Ministério dos Transportes neguem, o leilão deverá ficar para junho ou julho.


A proposta de prorrogação foi feita durante reunião de avaliação do projeto com Lula e a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, no Centro Cultural Banco do Brasil, na tarde de terça-feira. A reunião serviu para os representantes do setor de transportes levarem a avaliação levantada durante as sete audiências públicas realizadas entre os dias 18 de dezembro e 29 de janeiro. O contrato para a construção do TAV, que ligará Campinas ao Rio, passando por São Paulo, tem orçamento de R$ 34,6 bilhões.


Além das dificuldades com o trem-bala, o nono balanço do PAC, referente aos três primeiros anos de operação, reconhecerá também atrasos em pelo menos duas grandes obras: a usina de Belo Monte e a ferrovia Nova Transnordestina.


A usina de Belo Monte já deveria ter sido leiloada, segundo o último balanço, mas a publicação da licença prévia apenas nesta segunda-feira fez com que o leilão fosse adiado para março.


A Transnordestina deverá ter sua entrega atrasada. A lentidão das obras chegou a irritar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos meses, fazendo com que ele convocasse reuniões com representantes do consórcio, liderado pela CSN. O presidente queria inaugurar pelo menos os trechos que ligam o sertão nordestino aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE) até o fim do mandato.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*