A Renfe, operadora espanhola, alugará 19 trens para Comboios de Portugal (CP), para que esta realize serviços de média e longa distância. O acordo inclui a manutenção dos veículos e prevê a atribuição de um contrato de locação de 17 locomotivas da série 592 para operações de média distância e dois trens Trenhotel para longa distância. O contrato terá duração de cinco anos, num valor total de US$ 40.8 milhões. Este é um novo passo na colaboração que as duas empresas ferroviárias Ibéricas estão desenvolvendo e, recentemente, também se refletiu em um acordo para exploração conjunta da futura Rede Ibérica de Alta Velocidade.
O contrato proporcionará postos de trabalho nas oficinas da Renfe. Um dos seus objetivos estratégicos é converter sua divisão industrial, Integria, dedicada à fabricação e manutenção, em um provedor de serviços de referência para os operadores ferroviários. A Integria, por sua vez, controla o material excedente da operadora espanhola, envolvida em um histórico de renovação da sua frota para todos os serviços de passageiros e cargas.
O novo acordo com a CP segue o impulso recentemente alcançado para a alta velocidade entre os dois países. No caso do aluguel de trens para a CP, o acordo inclui uma revisão integral das seis unidades da série 592 de média distância, uma grande intervenção que afeta todos os sistemas fundamentais do trem – truck, suspensão, freios, motor, painéis elétricos, etc. – e reformas para o conforto de passageiros. Isto significa renovar completamente o ciclo de vida dos trens.
A Renfe inicialmente desenvolverá este trabalho na planta da Integria em Valladolid, onde também auxiliará os funcionários da EMEF, empresa de manutenção pertencente à CP. Posteriormente, algumas operações podem se desenvolver em Oporto, conforme diz o contrato.
Seja o primeiro a comentar