A Cattron forneceu a Vale, neste mês, dois sistemas de controle remoto QC (Quick Conection) para locomotivas. O sistema portátil recebe informações da máquina através de um display alfanumérico e controla a aceleração, freio da locomotiva, freio dos vagões, luzes, sirene, campainha, areia, entre outros. A tecnologia permite o uso de um só controle remoto em várias locomotivas, propiciando a melhor relação custo benefício do mercado.
O sistema será utilizado pela Vale em pátios de manobra e esta sendo testado em Vitória (ES). E visa aumentar a segurança e eficiência nas operações ferroviárias, colocando o operador da locomotiva em uma posição mais segura e eficiente.
Para a implantação, a locomotiva tem que ter um conector tipo M.U. (Multiple Unit), sistema de conexão-padrão da Associação Americana de Linhas Férreas (AAR). Através da conexão M.U. a locomotiva enxergar o controle remoto como uma locomotiva mestre.
O QC é um sistema padronizado, intercambiável e portátil, podendo ser aplicado como interface de controle em qualquer locomotiva equipada com conectores M.U.
No Brasil, a Vale é a única operadora que usa o sistema. Já no Exterior, companhias como a Union Pacific, CSX e SNCF utilizam o equipamento.
Seja o primeiro a comentar