Chineses disputam contrato da CPTM

A China North Railway (CNR), estatal chinesa produtora de equipamento ferroviário, começou a preocupar os fornecedores locais desde que levou, no início de 2009, a licitação para o fornecimento de 30 trens para o metrô do Rio de Janeiro, por US$ 163 milhões. O preço foi considerado imbatível, e a concorrência reclamou que a licitação não estabeleceu nenhuma preferência à produção nacional – o equipamento chinês é importado.


Em São Paulo, contudo, a história está sendo diferente. A CNR entrou este ano na disputa pelo fornecimento de 9 trens para a CPTM, mas pelo critério de preço o primeiro colocado foi a Alstom, que, segundo a concorrência, jogou os preços para baixo para enfrentar os orientais. A CNR ficou em segundo lugar e, em terceiro, a CAF. O resultado oficial deve ser divulgado em abril.


Segundo Agenor Marinho, diretor-geral da CAF, uma vez aplicado o critério de conteúdo nacional utilizado pelo governo paulista, sua proposta deverá ultrapassar a chinesa. O governo de São Paulo normalmente utiliza um critério que encarece a proposta sem produção nacional – na concorrência da CPTM, o sobrepreço para o estrangeiro é de 15%, teto máximo permitido pelo Bird, que financia o projeto.


Mas os chineses devem aparecer em novas licitações e, se houver escala que justifique, podem nacionalizar a produção. Segundo Paulo Benites, presidente da empresa de engenharia Trends, que representa a CNR no país, foram negociadas parcerias com fabricantes nacionais e há ainda bons contratos pela frente, no Metrô de São Paulo, no trem metropolitano do Rio de Janeiro e em novas encomendas que surgirão com a Copa do Mundo.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0