Os dois primeiros trens novos, de um total de 57 trens adquiridos para Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), entraram em operação comercial no domingo (28): um na Linha 3-Vermelha e o outro na Linha 12-Safira. Ambos foram produzidos na fábrica da empresa espanhola CAF, na Espanha.
Após uma rápida solenidade com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, dos presidentes do Metrô, José Jorge Fagali, e da CPTM, Sérgio Avelleda, as composições, fabricadas com o que há de mais moderno na indústria metro-ferroviária mundial, já começaram a atender aos usuários.
De acordo com o secretário Portella, a entrega de dois trens novos para linhas que atendem a zona leste, região carente de São Paulo, é motivo de orgulho. “Quando dei a primeira volta na Linha 12-Safira, no início da gestão, tinha até buraco no trem. Reformamos toda a frota dessa linha, um total de 17, e hoje estamos entregando o primeiro trem novo, um trem lindo, moderno, com ar-condicionado, cumprindo nosso compromisso”.
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O presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, destacou a importância das entregas. “Esses dois trens que entram em operação hoje simbolizam a nova face do transporte público de São Paulo, um transporte com qualidade, com conforto, com segurança, que vai cada vez mais longe e cada vez melhor”.
Representando o presidente do Metrô, José Fagali, o diretor de Operações da companhia, Conrado Grava, ressaltou a dedicação total de todas as equipes na execução do Plano de Expansão, que está investindo em duas vertentes. “Os investimentos são na área de expansão e pela primeira vez um montante significativo colocado na renovação dos ativos e na infraestrutura da manutenção. Cada vez mais, a população de São Paulo agradece essa verdadeira revolução nos transportes sobre trilhos”.
Tecnologia
As novas composições contam com ar-condicionado nos vagões, portas mais largas para facilitar o embarque e desembarque, sistema de informação audiovisual aos passageiros, sistema de detecção de fumaça e um moderno sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento, que melhora o aproveitamento do freio em condições de baixa aderência, como quando há chuva.
Os novos trens também são totalmente compatíveis com as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência, equipados com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada. Os trens dispõem de dispositivos de comunicação de emergência com o operador/maquinista e com o sistema “data bus”, que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos do trem.
A segurança dos usuários também aumenta nas novas composições: há um sistema de vigilância com câmeras de monitoramentos em cada trem. Além disso, o primeiro e último vagão contam com câmeras externas que mostram a movimentação nas plataformas das estações.
Plano de Expansão
Até o final de 2010 estão sendo investidos R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo. O maior investimento já feito no setor. O objetivo do Plano de Expansão é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando de 60 km para 240 km. Desse total, 160 km são linhas da CPTM.
No total, foram comprados 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM. Além desses, o Plano deixará encomendados outros 45 para a CPTM que começarão a ser entregues em 2011, totalizando 152 trens.
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