O BNDES aprovou na sexta-feira (30) financiamento de R$ 766 milhões à Companhia de Metropolitano de São Paulo para a expansão da rede metroviária da cidade de São Paulo. Trata-se de um dos maiores financiamentos aprovados pelo Banco para o setor de transporte público urbano.
O projeto prevê expandir a Linha 5 do Metrô-SP em 11,5 quilômetros, ligando a Estação Largo Treze de Maio da Linha 5 (lilás) à Estação Chácara Klabin da Linha 2, nos bairros de Santo Amaro e Vila Mariana, respectivamente.
O projeto de extensão da Linha 5 visa atender à demanda por transporte público entre a zona sul da região metropolitana de São Paulo e a rede de linhas metroferroviárias em operação. Para isso, o Estado de São Paulo prevê concluir a obra de ligação entre as duas estações até 2013.
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O financiamento do BNDES corresponde a 13% do investimento total do projeto, de R$ 6 bilhões, e se soma a empréstimos do Banco Mundial (BIRD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de contrapartida do Estado de São Paulo.
O empréstimo do BNDES destina-se a obras civis de construção da via permanente do metropolitano, cujos investimentos atingem R$ 3,47 bilhões (57% do investimento total). Ou seja, o Banco financia 22% desses investimentos.
O projeto vai gerar cerca de 10 mil empregos diretos durante a fase de implantação, além de mais de 11 mil empregos indiretos nas fases de implantação e operação.
A expansão do sistema metroviário e do sistema de transporte público na maior região metropolitana do País contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população. Além de reduzir as dificuldades de circulação urbana e de facilitar a capacidade de acesso dos usuários, a expansão do metrô de São Paulo permitirá ganhos de produtividade dos trabalhadores, tendo em vista a redução do tempo de viagem e diminuição de riscos de acidentes.
A ampliação da Linha 5 possibilitará a inserção da região sul do Município de São Paulo à rede metroviária, facilitando o acesso dos usuários dessa adensada região a importantes pólos comerciais como as avenidas Santo Amaro, Vereador José Diniz, Roque Petroni Jr., Morumbi, Paulista, aos bairros de Moema, Ibirapuera, Vila Clementino e Vila Mariana, através da integração com as linhas 1 (azul) e 2 (verde).
Além disso, a Linha 5 facilitará o acesso a importantes centros hospitalares, tais como: Santa Casa de Santo Amaro, Evaldo Foz, Edmundo Vasconcelos, Hospital do Servidor, A.A.C.D, Hospital São Paulo e Hospital Santa Cruz.
A obra permitirá ainda importantes ganhos ambientais, em função da ampliação do uso de um sistema de transporte com tração elétrica, não poluente, e da redução da quantidade de ônibus e automóveis em circulação na cidade.
Relacionamento
O Estado de São Paulo e suas empresas de transporte metroferroviário obtiveram financiamento do BNDES em várias oportunidades. Os investimentos financiados pelo Banco iniciaram-se em 1997, com a retomada de obras de expansão então paralisadas.
Desde aquele ano até 2008, as operações de financiamentos do BNDES ao Metrô-SP somam cerca de R$ 3 bilhões.
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