Juazeiro do Norte foi visitada ontem por controladores, diretores e executivos de seis empresas industriais de São Paulo fabricantes de máquinas, equipamentos e componentes de trens. Eles estão interessados em tornar realidade uma ousada idéia conjunta do governador Cid Gomes, do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Ivan Bezerra, e do empresário paulista Fernando Marinho, controlador da Bom Sinal – que fabrica em Barbalha Veículos Leves sobre Trilhos, os VLTs.
A ideia é implantar, em Juazeiro do Norte, o já denominado Polo de Trem do Nordeste. Comboiado por Eduardo Neves, diretor de Infra-Estrutura da Adece, e pelo próprio Fernando Marinho, o grupo que esteve em Juazeiro foi formado por Ralf Dreckmann, da Voith; Talles Cristian, da Knorr-Bremse; Priscila Nishitani, da Euroar; Dirceu Abreu, da Phoenix Contact; João Thomaz, da Hewitt Equipamentos; e Fausto José, da Metal Lince. Eles conheceram o terreno de 56 hectares onde o Polo de Trem será construído.
Esse polo operará como uma montadora de automóveis: a fábrica de VLTs da Bom Sinal será a âncora, ao lado da qual se instalarão as empresas que produzirão e fornecerão, em regime “just in time”, todos os equipamentos de cada veículo. Neste momento, a Bom Sinal fabrica 96 VLTs, 32 dos quais para Maceió, mas sua carteira já registra encomendas de mais 160 desses veículos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar