Ferrovias querem mais fiscalização nas rodovias

Ao fazer esta quarta-feira o balanço do setor ferroviário de carga em 2009, o presidente do Conselho da ANTF, Marcelo Spinelli, alertou a ANTT para a necessidade de executar as medidas regulamentação previstas sobre o transporte rodoviário de carga, de maneira a criar um ambiente mais  equilibrado, onde a ferrovia possa competir com a rodovia em condições de igualdade.


“Hoje o que se vê são embarcadores de carga contratando transportadores rodoviários a 85 % do custo operacional, o que além de ser um absurdo do ponto de vista econômico, congestiona as rodovias, provoca acidentes e abre buracos no pavimento”.


A questão da regulamentação e da concorrência selvagem do transporte rodoviário – principalmente dos caminhoneiros autônomos — foi apontada por Marcelo Spinelli – que é presidente da FCA – como um dos principais desafios ao desenvolvimento do setor ferroviário: “A ANTT faz um trabalho de fiscalização muito competente em cima das operadoras ferroviárias, que todas cumprem as normas a que estão sujeitas. Inclusive, as ferrovias pagaram no ano passado R$ 1,7 bilhão de impostos, concessão e CIDE. O mesmo trabalho e as mesmas exigências devem ser feitos no transporte rodoviário”, disse ele.


Outro gargalo para o crescimento do setor é a falta de mão de obra. As operadoras ferroviárias empregavam no ano passado, entre empregos diretos e indiretos — mas sem levar em conta a indústria ferroviária — 36,6 mil pessoas, que devem chegar a 40 mil em 2010. Isto é quase três vezes o número de empregos no início das concessões, em 1997. O crescimento resultou na falta de funcionários em todas as áreas, principalmente na operação.


Este ano, disse Spinelli, o desafio do setor é transportar 500 milhões de toneladas úteis, contra 396 milhões do ano passado, um aumento importante, de  26,3 %, ajudado pela recuperação econômica, principalmente no mercado de minério. Mas o grande obstáculo continuará sendo a falta de pessoal especializado.


Spinelli anunciou para 2010 investimentos das concessionárias da ordem de RS 2 bilhões 860 milhões, mais do que em 2009 porém menos do que o recorde de R$ 4 bilhões 96 milhões verificado em 2008.


 


LEIA TAMBÉM:


Ferrovias acumulam resultados positivos

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*