Ao fazer esta quarta-feira o balanço do setor ferroviário de carga em 2009, o presidente do Conselho da ANTF, Marcelo Spinelli, alertou a ANTT para a necessidade de executar as medidas regulamentação previstas sobre o transporte rodoviário de carga, de maneira a criar um ambiente mais equilibrado, onde a ferrovia possa competir com a rodovia em condições de igualdade.
“Hoje o que se vê são embarcadores de carga contratando transportadores rodoviários a 85 % do custo operacional, o que além de ser um absurdo do ponto de vista econômico, congestiona as rodovias, provoca acidentes e abre buracos no pavimento”.
A questão da regulamentação e da concorrência selvagem do transporte rodoviário – principalmente dos caminhoneiros autônomos — foi apontada por Marcelo Spinelli – que é presidente da FCA – como um dos principais desafios ao desenvolvimento do setor ferroviário: “A ANTT faz um trabalho de fiscalização muito competente em cima das operadoras ferroviárias, que todas cumprem as normas a que estão sujeitas. Inclusive, as ferrovias pagaram no ano passado R$ 1,7 bilhão de impostos, concessão e CIDE. O mesmo trabalho e as mesmas exigências devem ser feitos no transporte rodoviário”, disse ele.
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Outro gargalo para o crescimento do setor é a falta de mão de obra. As operadoras ferroviárias empregavam no ano passado, entre empregos diretos e indiretos — mas sem levar em conta a indústria ferroviária — 36,6 mil pessoas, que devem chegar a 40 mil em 2010. Isto é quase três vezes o número de empregos no início das concessões, em 1997. O crescimento resultou na falta de funcionários em todas as áreas, principalmente na operação.
Este ano, disse Spinelli, o desafio do setor é transportar 500 milhões de toneladas úteis, contra 396 milhões do ano passado, um aumento importante, de 26,3 %, ajudado pela recuperação econômica, principalmente no mercado de minério. Mas o grande obstáculo continuará sendo a falta de pessoal especializado.
Spinelli anunciou para 2010 investimentos das concessionárias da ordem de RS 2 bilhões 860 milhões, mais do que em 2009 porém menos do que o recorde de R$ 4 bilhões 96 milhões verificado em 2008.
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