A ministra das Ferrovias da Índia, Mamata Banerjee, revelou o protótipo do primeiro trem de passageiros double-deck (dois andares), que funciona em corrente alternada e transporta 70% a mais do que os trens convencionais.
Os carros, que terão 128 assentos, serão introduzidos em Yuva e Shatabdi até o final deste ano, após passarem pela fase de testes. Ao revelar o protótipo feito na New Delhi Station, organizado pela Nothern Railway, Banerjee alegou que o lançamento do trem de dois andares até o final de 2010 é uma das promessas feitas no discurso do orçamento em 2009.
Nos próximos dois meses, os trens entrarão em fase de testes para certificar a possibilidade de alguma modificação. “Nós vamos testá-los em diversas partes do país e, durante este período, vamos pedir a opinião dos passageiros para realizar qualquer modificação, visando um maior conforto”, disse uma fonte do setor.
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O trem rápido futurístico, feito em aço inoxidável, seria introduzido para atender a demanda dos trens de subúrbio em corredores de grande densidade, oferecendo transporte barato em corrente alternada. O protótipo, que alcança 160 km/h, foi desenvolvido pelos engenheiros da Railway Coach Factory (RCF), em parceria com a Research Design and Standard Organization (RDSO), num período de nove meses.
O custo adicional do preço das passagens cairá de US$ 0,89 para US$ 0,45 nos trens novos. Tal informação foi divulgada no discurso de orçamento feito em 2009 pela ministra das Ferrovias.
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