A Câmara Municipal de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) promoveu, nesta semana, reunião com lideranças políticas e dirigentes de entidades como Sorriso Contagia, ACES, CDL, Aprosoja e Sindicato Rural, para discutir uma forma de viabilizar a vinda de um terminal da Ferrovia da Integração Centro-Oeste para o município.
A mobilização partiu dos vereadores, quando participaram da audiência de apresentação do projeto que define o traçado da Ferrovia, levando um ramal para o município de Lucas do Rio Verde.
A intenção do grupo é mobilizar a sociedade civil organizada para lutar pela vinda de um terminal da ferrovia para Sorriso, já que, durante a audiência, o presidente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Pagot, deixou claro que o traçado por Lucas do Rio Verde não está totalmente definido. Segundo ele, pode ser mantido o projeto original, que define que o local mais apropriado para a ligação seria um ramal próximo ao distrito de Primavera, no município de Sorriso.
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“No projeto original consta um estudo de viabilidade, elaborado pela UFSC, apontando o distrito de Primavera como o local ideal no ponto de vista econômico para se estabelecer esse terminal. Temos a melhor localização geográfica e somos o maior produtor de grãos do mundo, por isso vamos nos articular e buscar apoio para que Sorriso não seja mais uma vez penalizado e veja os benefícios indo para outros municípios”, disse o presidente do Legislativo, Chagas Abrantes.
Para o diretor financeiro da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), Nelson Piccoli, é possível que Sorriso tenha perdido o “time” do processo, mas acredita que é importante que o município se organize para que tenha melhor representatividade política e social.
“Acho que foi um grande passo tomado para que de agora em diante possamos unir a sociedade para agirmos no momento certo. Vamos tentar reverter a decisão tomada, pois forças políticas conseguiram levar o terminal para outro destino. O estudo de viabilidade deveria ter sido cumprido, pois temos certeza que não existe outro município de maior poder de produtividade e representação econômica que o nosso”, garantiu.
Durante a reunião, ficou definido que o próximo passo será convidar os deputados estaduais Mauro Savi (PR) e Zé Domingos (DEM), para que possam apoiar o projeto e então, a busca de apoio dos deputados federais, senadores, Casa Civil e DNIT para fazer uma audiência pública em Sorriso e debater o assunto.
O projeto proposto pelo Governo e apresentado, recentemente, em Lucas, é para que a ferrovia ligue Mato Grosso a Vilhena (Rondônia), visando transportar grãos e outros produtos para serem exportados, gerando maior economia para o setor produtivo nos custos de transporte.
A previsão do Governo é concluir a ferrovia em 2014, com investimentos de R$ 6 bilhões garantidos no PAC. O projeto detalhado pelo Governo aponta a construção de ramal em Lucas do Rio Verde. De Uruaçu (Goiás), passando por Lucas e chegando a Vilhena seriam 1.602 km de trilhos.
Em Mato Grosso, 59 municipios serão “cortados” pelos trens tranportando a produção agrícola e produtos madeireiros. Um terminal será construído em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, embarcando principalmente os grãos produzidos em Lucas, Sorriso e Sinop, Nova Mutum e demais municípios.
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