Rodoviários querem mudança na matriz

“Ver hoje o transporte rodoviário de carga com participação de 60 % na matriz de transporte é ruim. Melhor seria uma participação menor num país mais desenvolvido e com mais transporte ferroviário e marítimo”. A frase é do presidente da Federação de Transportes do Espírito Santo, Wagner Chieppe, um dos maiores empresários de transporte rodoviário do País, diretor do Grupo Águia Branca, que controla a Trip Linha Aéreas, a Viação Águia Branca e a transportadora de automóveis Autoport, entre outras empresas.


Chieppe foi entusiasticamente aplaudido pela platéia de funcionários da Vale, FCA, MRS e outras operadoras, presentes ao II Encontro de Ferrovias, promovido pela ANTF, na sede da EF Vitória a Minas. Presente também o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, que exibiu uma transparência mostrando que, até 2025, a ferrovia deve ultrapassar a rodovia na matriz de transportes, alcançando 35 % do total transportado, contra 30 % da rodovia. Em 2005, segundo os dados do ministro, os percentuais eram 25 % e 58 %, respectivamente.


Na mesa de abertura estava também o presidente da ANTF, Marcelo Spinelli, que voltou a alertar para a escassez aguda de mão de obra especializada para o setor. “Sem profissionais não vamos conseguir fazer nosso trabalho nem alcançar nossas metas”. E o presidente da MRS, Eduardo Parente, para quem o maior sinal da evolução do transporte ferroviário nos últimos anos foi o crescimento do direito de passagem (que permite a uma ferrovia trafegar nas linhas da outra): “Embora o aumento no volume de carga entre 2007 e 2009 não tenha ido mais do que 10 % no conjunto das ferrovias, devido à crise do ano passado, o aumento no direito de passagem subiu mais de 50 %”, celebrou ele.


TAV x TCU


Na ocasião, o ministro Paulo Sérgio reafirmou que o projeto do TAV continua sendo prioritário para o governo, apesar da demora na publicação do edital: “Negociamos intensamente com os japoneses, franceses, alemães, coreanos e chineses, a ajustamos a modelagem até onde podíamos ajustar. Agora estamos dependendo exclusivamente do TCU — afirmou. Assim que eles liberarem, nós botamos na rua.”


Hoje estava previsto que o plenário do TCU — que se reúne às quartas — aprovaria o edital, mas o assunto não entrou em pauta.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*