A Siemens está fazendo os ajustes finais no primeiro trem da quarta geração de alta velocidade do Velaro, que será entregue para a operadora estatal alemã Deutsche Bahn até o fim deste ano. O Velaro-D, com oito carros, classificado como classe 407 pela DB, possui capacidade para 460 passageiros, 30 a mais do que sua versão anterior de trens ICE3 classe 406. A nova geração, que atinge 320 km/h, poderá operar com a antiga frota.
A DB lançou um edital, no final de 2007, para o fornecimento de 15 trens de alta velocidade, especificando seis mil itens na licitação. A Siemens ganhou o contrato de aproximados US$ 665 milhões em dezembro de 2008, e a montagem do primeiro trem iniciou-se na fábrica da empresa em Krefeld, na Alemanha, no mês de outubro do mesmo ano.
O comissionamento com o novo Velaro-D começará em agosto de 2010, e o trem será certificado para operar em países como França, Bélgica e Alemanha. A frota de 15 TUE será entregue a partir do terceiro trimestre de 2011 para a DB, e entrará em serviço comercial entre Frankfurt e algumas cidades francesas em dezembro do ano que vem.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar