Em 2013, todas as cidades da região de Andaluzia (região meridional do país, entre Extremadura, Portugal, e Murcia, na Espanha) deverão estar conectadas por trens de alta velocidade da AVE. Este é o compromisso da Espanha no seu Plano de Infraestrutura para a Sustentabilidade do Transporte de Andaluzia (PISTA), o qual foi aprovado no discurso inaugural do presidente José Antonio Grinán. “Continuaremos promovendo as obras do corredor ferroviário transversal, para que, em 2013, a ferrovia seja o principal meio de transporte de nossa região”.
Desta forma, o presidente se referiu à enorme importância do eixo ferroviário transversal como a principal via de comunicação interregional, já que devem ser unidas mediante trens de alta velocidade as cidades de Huelva e Almería, através de Sevilha, Granada e Antequera. Permitirá, ainda, reduzir o tempo de viagem entre as cidades por onde o AVE já passa – Córdoba, Sevilha e Málaga – ou as que o terão em breve, como Cádiz, assim como o resto das capitais pertencentes ao eixo.
A conexão granadina
Victor Morlán, secretário de Estado de Infraestruturas, teve que segurar alguns dias para divulgar a data de quando será instalado o trecho entre Antequera e Granada, previsto para 2013. Motivo: o Ministério de Fomento espanhol aguarda a licença ambiental. Assim que receber as autorizações, a linha deverá estar pronta em 2013, à medida que o Fomento resolverá o prazo de integração dos trens de alta velocidade na capital granadina. O restante dos trechos entre Antequera e Granada já foram licitados, selecionados ou estão em construção.
Há também trechos bem avançados em Andaluzia, como é o caso entre Sevilha e Cádiz, com previsão para inaugurar em 2012, comemorando os 200 anos da primeira constituição espanhola. Quanto ao restante das linhas, entretanto, não há data definida pelo Ministério para o início das operações,somente para depois de 2020, conforme levantado pelo Plano Estratégico de Infraestruturas e Transporte (PEIT).
Segundo acesso à Madri
A linha Madri-Alcázar está atualmente em construção, e será convertida como o segundo acesso ferroviário do AVE para a principal cidade espanhola. Também estão em construção os trechos em Almeria (região da Andaluzia), que deve conectar a capital desta província com Murcia e o Corredor Mediterrâneo.
Já a linha de “alta prestação de serviços”, que unirá Jaén com Córdoba, está em fase de estudos. A diferença do AVE para estas linhas é que na primeira só circulam trens que atingem os 300 km/h, enquanto na segunda os trens atingem 220 km/h. Jaén se conectará com o resto de Andaluzia através de Córdoba, uma vez que não tem acesso direto ao eixo ferroviário transversal.
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