Em um futuro não muito distante, passageiros irão e virão do Aeroporto de San Jose, na Califórnia, em uma curiosa e pequena nave ferroviária, do tipo driverless (sem condutor), do tamanho de um pequeno carro, chamada “pod car”.
Ao invés de transportar uma enorme quantidade de pessoas em um trem que pára nas estações com regularidade, a idéia é providenciar um transporte “sem parada” que percorrerá em linhas ferroviárias elevadas, que comporta de um até seis passageiros no máximo, do aeroporto até os hotéis mais próximos, centro de negócios e estações de trem.
“Você fala no nome pod car e as pessoas não entendem”, diz Laura Stuchinsky, gestora de sustentabilidade do Departamento de Transportes em San Jose. “E, ao descrever as características deste meio de transporte para a população, as pessoas o assemelham aos Jetsons”.
POD NOS TRILHOS
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Os planejadores de projeto reconhecem que haverá grandes obstáculos a serem superados, mas há muito falatório sobre este novo meio de transporte, o qual as pessoas pagarão US$ 1,50 por passagem, para viajar a 65 km/h.
Em abril passado, a Valley Transportation Authority separou US$ 4 milhões destinados aos estudos de viabilidade deste transporte. No dia 25 de maio, o prefeito de San Jose, Chuck Reed, se reuniu com dezenas de planejadores de transporte para colocar na sua cidade o sistema de pod car, que é significantemente mais barato do que a implantação de ferrovia pesada ou “people-movers”, comuns em diversos aeroportos.
Para se ter uma idéia, a construção deste sistema entre os terminais da Caltrain aos aeroportos custaria US$ 200 milhões, contra US$ 600 milhões de um “people-mover”, uma vez que este último requer a construção de túneis. Os pod cars, chamados de Personal Rapid Transit, são veículos elétricos movidos por computador que correm em monotrilho, que param apenas em grandes estações. Os passageiros entram, selecionam seu destino e chegam até lá sem paradas.
Enquanto a construção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) custa US$ 100 milhões por quilômetro, implantar os pod cars custa US$ 10 milhões na mesma distância. “Utilizar pod cars no aeroporto de San Jose é definitivamente a solução mais viável e econômica a ser feita”, afirmou Jörgen Gustafsson, CEO da Vectus, empresa sueca que fabrica os veículos.
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