A operadora estatal norte-americana Amtrak, juntamente com os departamentos de transporte do Texas e Oklahoma, está realizando o primeiro teste com biodiesel misturado para fornecer energia a um trem diário de passageiro entre Oklahoma City e Forth Worth.
A mistura no biodiesel contém bife de carne, fabricado por um fornecedor com sede no Texas. Na tentativa de reduzir as emissões de gases e a dependência no petróleo estrangeiro, a companhia recebeu US$ 274 mil em verbas da Federal Railroad Administration (FRA) para realizar os testes em um trem da Heartland Flyer, que faz o trajeto entre o Texas e Oklahoma.
Em testes recentes realizados com locomotivas paradas, o biodiesel mistura B20, que tem 20% de biodiesel e 80% de diesel comum, reduziu as emissões de hidrocarbonetos e monóxido de carbono em 10% cada; as emissões de partículas, em 15%; e as emissões de sulfato, em 20%, de acordo com a Amtrak.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Após 12 meses, a Amtrak tomará medidas em relação à locomotiva P32-8, para determinar o impacto do biodiesel em válvulas e juntas. Além disso, a operadora analisará dados relativos às emissões de escape desta locomotiva.
Seja o primeiro a comentar