O Bank of China (BoC), terceiro maior credor em ativos do país, investirá US$ 1,1 bilhão em uma linha ferroviária, à medida que Pequim encoraja instituições financeiras estatais a bancar pelo ambicioso projeto de expansão que ligará a Ásia com a Europa, através de trens de alta velocidade.
O BoC afirmou ainda que comprará 14,5% de ações de uma nova operadora ferroviária, que construirá uma linha para o transporte de carvão entre Shanxim e Shandong, na costa leste chinesa.
O pronunciamento veio após o banco confirmar investimento de US$ 900 milhões em uma estatal que está construindo o Trem de Alta Velocidade entre Pequim e Xangai.
A China fará boa parte dos investimentos ferroviários globais em 2010. Sozinho, o país investirá US$ 120 bilhões neste ano fiscal. “Além das expansões interestaduais norte-americanas ocorridas entre as décadas de 1950 e 1960, ou a construção das ferrovias norte-americanas no século XIX, nunca se viu nada igual como acontece no território chinês”, afirma John Scales, coordenador de transportes do Banco Mundial em Pequim.
Uma grande parcela de especialistas chineses questionou se a enorme expansão é economicamente viável, e que o governo tentou atrair investidores privados e estrangeiros para ajudar a compartilhar o investimento.
Apesar de algumas linhas de carga não serem rentáveis, o Banco Mundial espera que a construção de inúmeras linhas de alta velocidade para passageiros permitirá que o Ministério das Ferrovias chinesas aumente substancialmente a receita proveniente do transporte de carga, o que deve ajudar a cobrir o novo investimento.
Ao contrário de muitos países, o Ministério das Ferrovias chinesas arca sozinho com os projetos. Os oficiais dizem que, mesmo com o enorme investimento que se está fazendo, a entidade não acredita que haverá exigências de grandes subsídios do governo para o previsível futuro.
A ferrovia entre Shanxim e Shandong que está sendo investida pelo BoC necessitará de pelo menos US$ 14,63 bilhões e será construída em quatro anos, afirmou o banco domingo (9).
Seja o primeiro a comentar