Duplicação da EF Carajás começa em junho

No dia 26 de junho próximo, a Vale estará finalmente iniciando a duplicação da Estrada de Ferro Carajás. O projeto era acariciado desde 2007, mas teve que esperar a retomada no mercado de minério agora em 2010 – e o esgotamento da capacidade da ferrovia – para ver programado, efetivamente, o seu início.


 Em 2009, a EF Carajás transportou 96,3 milhões de toneladas, quase atingindo a capacidade máxima atual de 100 milhões de toneladas. A duplicação aumenta a capacidade da ferrovia para escoar o minério de Carajás e  a torna capaz de receber o minério ainda não explorado de Serra Sul, no município de Canaã dos Carajás, que contem uma reserva maior ainda do que a de Carajás.


A duplicação estava inicialmente prevista para 560 km dos 892 km da ferrovia, entre São Luís (MA) e Carajás (PA).  Mas agora chega a 604 km. É o suficiente para inteligar os 56 pátios de cruzamento ao longo de toda a ferrovia, criando uma segunda linha em toda a extensão. A exceção são as obras de arte – como a ponte sobre o Rio Tocantins, com 2.340 m de extensão – que conservarão via singela.


NTC


O equipamento para assentamento da grade já foi adquirido e está sendo finalizado na fábrica da Harsco na Carolina do Sul, nos Estados Unidos: é a New Track Construction Machine (Máquina de Construção de Vias Novas). Consiste em um trator ou outro veículo pesado que traciona o conjunto formado por uma estrutura onde fica o mecanismo de lançamento dos dormentes; um vagão com uma esteira para receber os dormentes, e um pórtico auto-propulsado. Este pórtico corre sobre trilhos soldados na lateral de vagões plataforma comuns, formando um trem rebocado pelo trator. O pórtico alça os dormentes nos vagões plataforma, onde estão dispostos em camadas do tamanho adequado, transporta-os até o vagão de recebimento, e os deposita na esteira.  A esteira cria um fluxo constante de dormentes em direção ao  mecanismo de lançamento, o qual assenta os dormentes no espaçamento correto sobre a plataforma previamente preparada.  Se há muitos vagões de dormentes, os pórticos  trabalham em duplas. Cada pórtico traz os dormentes para  mais perto e o outro os carrega até o vagão de recebimento. Cada pórtico pode transportar 22 dormentes de uma vez, dependendo do tamanho dos dormentes. O espaçamento dos dormentes é regulado por uma roda de calibragem. Este e outros dados são armazenados em um sistema micro-processado da Harsco, chamado Jupiter.


Os trilhos devem estar colocados nos dois lados da plataforma antes da máquina chegar, e são soldados em barra contínua. Eles são alinhados por roletes presos ao trator  e posicionados sobre os dormentes, no local assentamento correto, por um operador usando controles hidráulicos. Em seguida  o “nipper-clipper”, ou mecanismo de colocação automática de grampos, fixa os  grampos pré-embarcados. Assim, enquanto a frente do conjunto avança sobre a plataforma  vazia, os vagões de dormentes na traseira se deslocam sobre trilhos recém-colocados, prontos para receber o lastro. O conjunto, sem contar os vagões de lastro, tem 45 metros de extensão .


O equipamento opera de forma contínua, dependendo apenas do abastecimento dos dormentes (que serão de concreto no caso da EF Carajás)   e dos trilhos (que serão soldados em estaleiro em barras longas de 386 metros). Nos Estados Unidos, onde é largamento usado, a NTC pode assentar 2 km de via em 10 horas de trabalho sem interrupção.


As informações sobre o equipamento foram objeto de uma palestra do gerente do projeto de duplicação mecanizada de Carajás, Antonio Dirceu Ribeiro, durante o II Encontro de Ferrovias, havido  no final de abril em Vitória (ES). Além do NTC, que vai assentar a grade, a Vale está adquirindo socadoras de linha e de AMV, reguladoras de lastro e levantadores contínuos, todos os AMVS serão de ponta movel e que a via estará preparada para receber trens de 40 toneladas por eixo.


A duplicação da ferrovia soma-se a uma série de melhorias que vem sendo feitas nos último quatro anos, como o aumento do peso por eixo para 37,5 toneladas, o emprego de trem tipo de 330 vagões e a utilização de locomotivas de 5.500 hp. Um investimento adicional e urgente, segundo se comentou no evento, terá que ser a substituição – por concreto – de toda a dormentação de madeira da linha original Carajás, que está com a vida útil esgotada depois de 26 anos de uso.


 

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0