Metrô Rio traz da China solução para atrasos

O Metrô Rio (Concessão Metroviária do Rio de Janeiro), controlado pela Invepar, será responsável pela chegada desses novos trens – uma operação que envolve um quarto do valor estimado em R$ 1,2 bilhão para investimentos na expansão previstos pela concessão.


São ao todo 19 trens, sendo que o primeiro deles tem chegada prevista para o primeiro semestre de 2011 e, a partir daí, um novo trem deverá aportar no Rio a cada dois meses.


Nessa estimativa, a frota só estará completa às vésperas da Copa do Mundo de 2014. Esse processo, porém, envolve uma operação complexa, que deixou fora do Brasil todo o trâmite de fabricação desses equipamentos.


A ampliação do sistema metroviário do Rio tenta caminhar no ritmo dos investimentos em infraestrutura e aumento das redes de transporte urbano , que tomam os grandes centros urbanos brasileiros.


A negociação do Metrô Rio com a holding chinesa CNR foi intermediada pela MTRC, que opera o metrô de Hong Kong. Pelo acordo, os trens são completamente montados e testados na China para serem transportados de navio para o Brasil.


O diretor de relações institucionais do Metrô Rio, Joubert Flores, diz, porém, que todo o processo foi tratado detalhadamente com a CNR, constando em um documento de especificações com mais de 700 páginas.


Nós negociamos com eles a escolha dos fornecedores. Todos os componentes dos trens são importados, afirma.


Responsável pelo investimento na expansão da malha desde 2008, o Metrô Rio gastou até o momento R$ 760 milhões, sendo que R$ 300 milhões foram destinados para a compra dos trens.


Os demais recursos serviram para obras em pontes, viadutos e estações, manutenção de sistemas de energia, ventilação e sinalização.


Diferentemente do que ficou acertado com o Metrô Rio, porém, a CNR tratou com um representante no Brasil para negociar outros contratos de fornecimento.


Paulo Benites, presidente da Trends Engenharia e Tecnologia, foi quem assumiu essa responsabilidade e explica que a CNR está no Brasil há menos de dois anos, mas mostra eficiência na ampliação de participação no mercado.


Faturamento ampliado


O Metrô Rio transporta diariamente 550 mil pessoas nos dias úteis. A previsão é de que essa capacidade alcançará 1,4 milhão com a chegada dos novos trens.


Isso deve permitir também ampliar proporcionalmente o faturamento da concessionária, que foi de R$ 348,9 milhões em 2009.


Joubert Flores pondera que a concessionária opera o metrô desde 1998 e que de lá para cá, o percurso cresceu, estaçlões foram inauguradas e a frota ficou do mesmo tamanho, porque os governos anteriores não fizeram os investimentos que eram de sua responsabilidade.


O Estado tem previsão de investimento de mais R$ 5,2 bilhões em obras de expansão da malha metroviária. A Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro informa que todos os investimentos realizados no sistema metroviário do Rio são negociados diretamente pelo Metrô Rio e pelo Governo do Estado.


No entanto, a regulação e fiscalização do serviço prestado pela operadora cabem à Agetransp, a agência reguladora, que é um órgão independente.


A definição pela compra de trens da companhia chinesa CNR, porém, foi uma decisão exclusiva da concessionária Metrô Rio.


 


LEIA MAIS:


Novos trens do Rio já têm nome: Dragão Chinês

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Brasil Econômico

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*