O presidente da Russian Railways (RZD), Vladímir Yakunin, declarou no dia 27 de maio passado, na cidade de Sochi, próxima ao Mar Negro, que a tecnologia espanhola para trens de alta velocidade é “bem-vinda” em solo russo.
Após assinar uma declaração para o desenvolvimento de um amplo programa de cooperação mútua das empresas espanholas Administrador de Infraestructuras Ferroviarias (ADIF) e a Talgo, Yakunin disse que as instalações na cidade de Brest, na fronteira polaco-bielorrussa, para a mudança da bitola russa (1512 mm) para a européia (1435 mm) poderia começar em 2011.
O presidente da Talgo, Carlos Palacio Oriol, disse em uma coletiva de imprensa ter esperança que o contrato para encerrar definitivamente a transação “se concretize até o final do ano”, provavelmente em outubro. Oriol afirmou que, no trem da Talgo, o mecanismo para mudança de via que dispensa a parada da movimentação “foi testado na Rússia – sendo que as últimas avaliações terminaram em abril deste ano – e conseguiu resultados positivos”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O presidente da Talgo, juntamente com Yakunin e o diretor executivo de alta velocidade da Adif, Alfonso Ochoa, firmarão a declaração no V Fórum Internacional de Ferrovias e Negócios, que acontecerá em Sochi, sede das Olimpíadas de Inverno de 2014. Um dos painéis da exposição está dedicado precisamente ao projeto com a Adif e a Talgo para a futura linha entre Moscou e Berlim (Alemanha), a qual incluirá um ramal passando por Praga, na República Tcheca. Ainda, inclui uma linha que unirá as cidades de Tallin, Riga e Vilnius, capitais das três repúblicas bálticas (Lituânia, Letônia e Estônia), com o enclave de Kaliningrado e Polônia.
Yakunin enfatizou para o jornal ABC que, para lançar definitivamente o projeto e firmar o contrato, “haverá exigência de consentimento de outros países por onde a ferrovia passará”, algo que, aos olhos do executivo russo, é positivo. As empresas espanholas, segundo o diretor da RZD, também estão contempladas com possíveis sócios para a construção das infraestruturas ferroviárias para as Olimpíadas de Sochi.
A Talgo e a Adif ofereceram sua tecnologia para a Rússia, e trouxeram um trem para testes nas duras condições do inverno de 1996. O trem, naquela época, realizou uma viagem de teste entre São Petersburgo e Moscou. Desde então, os contatos entre a Espanha e Rússia não cessaram. Yakunin foi recebido duas vezes no Palácio de Zarzuela pelo rei Don Juan Carlos, sendo a última ocorrida em março passado. Em 2008, fora firmado um memorando para a exploração dos equipamentos cedidos à RZD na época dos testes.
Seja o primeiro a comentar