Enquanto aguarda há anos por uma dragagem, que lhe assegure competitividade com os demais portos regionais, o Porto do Mucuripe, em Fortaleza, segue em ritmo ferroviário, puxado, literalmente, pela entrada dos trilhos da Ferrovia Transnordestina, pela movimentação de granéis líquidos (combustíveis) e sólidos, notadamente, trigo. Da 1,35 mil toneladas de cargas movimentadas no 1° quadrimestre deste ano, 258 mil toneladas foram de sólidos, sobretudo, trilhos de ferro; 690,68 mil toneladas de gasolina, óleo diesel e GLP e outras 401,9 mil toneladas de trigo, coque de petróleo, malte e enxofre, utilizado na produção de fertilizantes.
O volume total movimentado pelo terminal do Mucuripe, nos primeiros quatro meses do ano, representa incremento de 25,76%, sobre a movimentação registrada no mesmo período do ano passado, quando anotou movimentação de 1,07 milhão de toneladas de cargas.
O Porto de Fortaleza tem sido o ponto de entrada dos trilhos da Ferrovia Transnordestina, fator que incrementou a movimentação de cargas este ano, confirma a coordenadora Comercial da Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa que administra o Porto de Fortaleza, Telma Leite. Segundo ela, no segmento Carga Geral, no qual estão inseridos os trilhos para a Transnordestina, o movimento no período de janeiro a abril último foi 43,10% superior ao verificado no mesmo intervalo de 2009.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Somente de trilhos, entre fevereiro e abril deste ano, chegaram 71 mil toneladas, das 77,7 mil toneladas de incremento observado no quadrimestre, destaca a coordenadora. Além dos trilhos, cargas conteinerizadas, como o arroz, sal, banana, manga, melão, minérios diversos, asfalto, castanha de caju, granito, lingotes de alumínio e cerâmica também contribuíram com aumento de 28,60% em TEUS na movimentação de contêineres de 20 pés, este ano.
Seja o primeiro a comentar