O Vietnã seleciona hoje os contratados para a primeira linha de Metrô do país, cuja prevista abertura em 2015 aliviará o tráfego da populosa cidade sulista.
As obras começarão no início de 2011 e o Japão financiará a construção dos 19,7 km da primeira linha, com três estações subterrâneas e 11 elevadas.
O projeto do primeiro Metrô vietnamita conta com seis linhas, com extensão total de 167 km. Duas dessas linhas ainda estão em fase de estudo de possibilidade.
A existência de um trem subterrâneo no Vietnã parecia utópica pela proximidade do manto freático e das cheias e inundações provocadas pelos longos períodos de chuvas. No entanto, o país tem a meta de converter-se em nação industrializada para 2020, e isso requer uma infraestrutura que viabilize o transporte e as comunicações internas.
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O projeto do Metrô também contará com o apoio financeiro dos bancos German Construction, Asian Development e European Investment, bem como da empresa austríaca OSMU Settin, a italiana CMC Revena, o grupo russo Jorbrus e um investidor espanhol.
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