O Corpo de Bombeiros deve sempre estar pronto e apto para atender a ocorrências de emergência, como incêndios e resgates de vítimas.
Pensando nisso e aproveitando a Semana Prevencionista Contra Incêndios, a corporação em Bauru realizou simulado de combate a incêndio na antiga estação da Sorocabana.
O simulado contou com a participação de funcionários da All (América Latina Logística) de Bauru.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Um dos bombeiros no treinamento, o tenente Eduardo Souza Costa, 29 anos, afirma: “Nunca havíamos atuado no sistema ferroviário e vimos boas possibilidades nesta simulação de hoje [terça-feira]”, diz.
Tempo e resposta
A simulação envolvia o resgate de um boneco dentro de um vagão em chamas e seu pronto-atendimento. “Com este exercício podemos avaliar nosso tempo-resposta para este tipo de ocorrência”, diz Souza.
‘Podemos planejar as ações’
A ajuda da ALL foi de “suma importância”, segundo o tenente Souza. “Ao trabalharmos com peritos em ferrovias podemos planejar melhor onde colocar materiais de apoio para emergências e receber dicas de abordagem no local”, conta.
Souza explica que o tempo-resposta se refere ao que os bombeiros chamam de 10 minutos de platina e hora de ouro. “Os 10 minutos de platina consistem no tempo que nós devemos levar para chegar ao local e realizar o primeiro atendimento, contando desde o chamado para o Cobom. Já a hora de ouro é o tempo em que a vítima deve estar no hospital.”
Foram utilizadas nesta terça-feira quatro viaturas com um oficial na coordenação. Uma equipe extinguia o fogo enquanto a outra atendia a vítima do incêndio.
Manuseio também é orientado
Os bombeiros aproveitaram o simulado desta terça-feira para fazer uma exposição de materiais de uso em ocorrências, bem como dar orientações sobre manuseio de extintores no combate a princípio de incêndios.
A Semana Prevencionista do 12° Grupamento de Bombeiros, com sede em Bauru, pretende mobilizar toda a população até o final desta semana.
A movimentação acontece em comemoração ao Dia do Bombeiro, que é na sexta-feira, 2 de julho, e pretende melhorar a capacitação dos integrantes da corporação, além de orientar a população em situações de emergência.
Seja o primeiro a comentar