O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, apresentou na manhã desta quarta-feira (30) o primeiro trem da nova frota do Metrô. Este é o primeiro de uma frota de 12 trens Metropolis, com quatro carros, encomendados à Alstom.
O primeiro trem ficará em fase de testes em Brasília e será liberado para operação após o mês de julho. Os trens em aço inoxidável oferecem um acesso mais fácil aos passageiros, com adequações específicas aos portadores de necessidades especiais. Eles também estão equipados com painéis luminosos indicando as estações. Os trens estão sendo fabricados na unidade da Alstom localizada no bairro da Lapa, em São Paulo. Toda a frota deve ser entregue até março de 2011.
A Alstom está equipando os novos trens com um sistema de sinalização para operação automática (ATO, automatic train operation), que também será instalado na frota dos 20 trens usados atualmente, bem como ao longo de toda a linha (47 km) e nas 29 estações.
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“A Alstom está muito orgulhosa em poder contribuir para um projeto desta importância para Brasília, que está completando seus 50 anos com planejamento para o futuro. Graças aos novos trens e ao sistema de sinalização, o metrô da capital federal será capaz de transportar mais de 300.000 passageiros diariamente”, reforça Ramon Fondevila, Diretor Geral do Setor Transporte da Alstom Brasil.
Segundo o governador, com o novo veículo – que transportará mil passageiros a cada viagem – haverá aumento de cerca de 15% na quantidade de pessoas que utilizam o transporte diariamente. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), no entanto, divulgou apenas valores referentes a quando a nova forta estiver completa: o número de usuários subirá de 160 mil para 300 mil por dia.
Usuários que dependem do transporte aos sábados serão beneficiados. Os trens passam a circular das 6h às 23h30, como ocorre nos dias úteis. Aos domingos, permanece o horário atual, das 7h às 19h. O novo carro, no entanto, passará por testes e deve demorar, ainda, cerca de 30 dias para começar a atender a população.
Tecnologia
A nova frota do metrô não precisa de pilotos para entrar em funcionamento. No entanto, haverá sempre um profissional para fazer monitorar o sistema da máquina e também para realizar manobras.
Serão investidos, ao todo, R$ 325 milhões na compra dos novos trens, na modernização da frota antiga e na compra de peças sobressalentes. Desses, R$ 260,3 milhões são financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e a diferença é paga pelo Governo do Distrito Federal.
Segurança
O governador assinou, ao lado do Metrô-DF e do diretor da Polícia Civil Pedro Cardoso, a criação de um grupo de estudos para analisar a demanda pela implantação de uma delegacia especializada no Metrô. O relatório deve sair em 30 dias e, caso seja apontada a necessidade de uma unidade, a delegacia funcionará na estação Shopping para centralizar as ocorrências ocorridas em trens e estações.
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