Moçambique e Portugal assinaram um protocolo de cooperação para a formação de técnicos na área da gestão dos portos moçambicanos e estudam outras áreas de apoio. O acordo foi assinado, segunda-feira (28), na capital moçambicana pelos ministro das Obras Públicas e Transportes de Portugal, António Mendonça, e pelo ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Paulo Zucula.
De acordo com Paulo Zucula, a área de navegação e portos, incluindo a gestão portuária e indústria naval, tem importância estratégica para o país e a formação de quadros, capacitados para a utilização de tecnologias modernas, é uma prioridade.
“Temos 2800 quilómetros de extensão e uma posição estratégica em relação ao mundo. O Porto de Nacala já foi uma plataforma logística muito grande e podemos reactivar este potencial com a experiencia portuguesa”, disse Zucula, citado pelo Jornal de Notícias.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os dois ministros analisaram também as possibilidades da cooperação portuguesa na área de infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias e a possibilidade de empresas portuguesas investirem no país na produção de vagões.
Seja o primeiro a comentar