O transporte metroferroviário é um dos setores que está recebendo grandes investimentos atualmente. Nas capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente por conta de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, estão sendo feitas obras de ampliação do metrô e das linhas de trens urbanos. Há, ainda, projetos importantes, como o trem ligando o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, à capital paulista e o trem-bala que fará o trajeto Rio-São Paulo.
O aumento de demanda por mão-de-obra especializada nessa área esbarra na falta de profissionais com formação técnica e de gestão para atuar nesses e em outros projetos de porte. Para suprir essa necessidade do mercado, o Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (PECE/Poli) abriu inscrições para o curso “Especialização em Tecnologia Metroferroviária”.
“O curso procura dar uma sólida formação conceitual técnica, envolvendo, entre outras, as áreas de mecânica e tração, mas também prepara o profissional para participar do planejamento dos projetos metroferroviários”, explica o professor da Poli e um dos coordenadores do curso, João Batista Camargo Junior. “É indicado tanto para já quem tem experiência e quer se atualizar quanto para os que estão em início de carreira e buscam uma especialização na área”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A especialização em Tecnologia Metroferroviária está inserida em um novo modelo de cursos desenvolvido pelo PECE, denominado Engenharia e Negócios, cujo objetivo é dar uma formação completa ao aluno, abordando aspectos técnicos, gerenciais e de mercado dentro da área escolhida.
O curso tem duração máxima de três anos e é voltado para profissionais formados em Engenharia, Tecnologia Elétrica e áreas afins ou que tenham experiência em projetos metroferroviários, trabalhando em empresas públicas ou privadas.
As aulas, que terão início em agosto, serão ministradas nas dependências da Poli, na Cidade Universitária, em São Paulo, às quintas e sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã.
Para fazer essa especialização o aluno deve ter sólida formação superior, experiência profissional e conhecimentos básicos de inglês. O ingresso é feito por meio de processo seletivo, que inclui análise curricular.
Mais informações podem ser obtidas no site www.pecepoli.com.br, na home page do curso ou pelo telefone (11) 2998-0000.
Seja o primeiro a comentar