A Alstom venceu a licitação para fornecer nove trens para a Linha 11 – Coral (Luz – Estudantes) da CPTM. O resultado da avaliação e classificação final da concorrência internacional foi divulgado ontem (27) no site da CPTM. Os trens do tipo gangway (com passagem livre entre os carros) terão oito carros cada, com a mesma qualidade dos trens do Metrô, e circularão no trecho entre a Luz e Guaianazes.
A aquisição dos trens faz parte do projeto de modernização da Linha 11, um financiamento adicional ao projeto São Paulo Trens e Sinalizaçao, parcialmente financiado pelo Banco Mundial.
A Alstom apresentou o menor preço na concorrência e foi classificada em primeiro lugar, seguida pelo consórcio CoralTrem, composto pela CAF Brasil e CAF espanhola; e pelo consórcio Trends-CMC-CNRCRC, que tem como membros Trends, China National Machinery Import & Export Corporation (CMC) e Changchun Railway Vehicle. A decisão cabe recurso.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo informações da Revista Ferroviária, a licitação foi iniciada em setembro de 2009, mas suspensa por conta de pedidos de mais informações apresentados por empresas fornecedoras dos equipamentos, e por recomendação da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX). Em 07 de janeiro deste ano o edital foi republicado; no final de fevereiro os consórcios apresentaram as propostas e agora foi publicada a classificação final.
Seja o primeiro a comentar