Aluguel de bicicletas cresce 46%

Nos seis primeiros meses deste ano, 17 mil retiraram bikes nos bicicletários da cidade, contra 12 mil no mesmo período de 2009 Desde 2008, 16.612 pessoas já fizeram cadastro nos bicicletários de SP.


O bairro de Moema deve ganhar em breve uma ciclofaixa de 19 km. Um projeto de cicloativistas entregue há cerca de dois meses está em estudo pela prefeitura.  O bairro perdeu em maio 3,8 mil vagas de estacionamento e hoje conta com 1.070 espaços de zona azul.


A ciclofaixa proposta ocupará vias de um quadrilátero delimitado pela rua Inhambu, pelas avenidas Agami e Açocê e Eucalípitos, além de uma extensão da rua Conde de Porto Alegre e da av. dos Nhambiquaras.


A única ciclofaixa da capital é a da região do Ibirapuera. Como é de lazer, é criada só aos domingos. A de Moema será permanente, como a motofaixa da rua Vergueiro.


São Paulo tem 50 km de ciclovias e até 2012 devem ser criados outros 100 km.


Cidades como Guarujá (litoral de SP) e Brasília (DF) têm ciclofaixas, porém, com restrições. No Guarujá, ela é separada por tartarugas – obstáculos de concreto que separaram faixas. No caso de Brasília, ela termina quando o ponto de ônibus começa.


André Pasqualini, diretor-geral do Instituto CicloBR, participou da elaboração do projeto e afirma que, quando implantada, a ciclofaixa de Moema terá sinalização viária específica, principalmente nos cruzamentos. A faixa será delimitada por pintura no solo.


A intenção é implantar o projeto ainda neste ano.


O empréstimo de bicicletas aumentou 46% nos seis primeiros meses deste no, em relação ao mesmo período de 2009, segundo a UseBike, sistema de empréstimo e estacionamento das magrelas.


Ao todo, foram retiradas 17.725 bicicletas neste ano, contra um total de 12.131 no mesmo período do ano passado.


Os bicicletários estão instalados desde 2008 em estações de metrô, trens, ônibus intermunicipais, em estacionamentos de shoppings e hospital, além de em um colégio. Atualmente, só na rede estadual de transportes, são 39 bicicletários. Esse número deve chegar a 69 até 2013, de acordo com o Metrô. Nesses locais, é possível estacionar a bicicleta ou alugar uma.


Avaliação Ismael Caetano, presidente do Parada Vital, credita o aumento dos empréstimos à ampliação de grupos específicos para passeios de bicicleta e políticas públicas para o setor, entre elas a criação da ciclofaixa de lazer na região do Ibirapuera e a abertura da ciclovia da Marginal Pinheiros (ambas na zona sul).


André Pasqualini, do Instituto CicloBR, aprova o modelo, mas diz que o funcionamento dos bicicletários deveria ser no mesmo horário do metrô. Ele também critica a tarifação do empréstimo de bikes. Para Pasqualini, o preço desestimula o uso.


Instituto quer 300 bicicletários na cidade de SP


O Instituto Parada Vital, parceiro do Metrô e da Secretaria do Meio Ambiente na implantação dos bicicletários, planeja ter 300 locais para retirada e estacionamento de bikes na capital até 2012. Para isso, busca parcerias, segundo o presidente da entidade, Ismael Caetano.


Os primeiros bicicletários foram criados em 2008, em parceria com a empresa Porto Seguro.

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Fonte: Jornal Destak

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