A Cimento Tupi e a MRS sempre buscaram parcerias para alcançarem uma maior produtividade dos vagões. Recentemente, em função da demanda do mercado, mais uma parceria foi montada entre as duas empresas para a recuperação e adaptação de vagões HFS para o transporte de cimento.
“Após diversos testes de carga, descarga e circulação na condição de cheio e vazio nas linhas da MRS, houve a aprovação do projeto operacional do protótipo e já contamos com sete vagões adaptados circulando, com uma média de entrega de um vagão por mês, para um projeto de 20 no total”, explica Ivan Vasconcelos, da Logística Ferroviária do Cimento Tupi.
As empresas tinham um grupo de vagões que não estavam em uso pela MRS e com a equipe de projeto e execução da TUPIMEC, coligada da Cimento Tupi, resolveram fazer a reforma e adaptação de um protótipo.
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Os vagões eram usados no transporte de produtos completamente diferentes do cimento e houve a necessidade de modificações no seu interior, com a colocação de dispositivos de aeração, para que o cimento seja aerado quando descarregado. Eles estão sendo reformados nas oficinas da TUPIMEC.
Houve a necessidade de várias modificações na parte exterior do vagão, principalmente no que se refere ao sistema de freio, cujas alavancas passam pelo centro do vagão, trazendo dificuldades para a montagem das bocas de descarga.
Os grupos já implementaram a reforma de 70 vagões do tipo HFS/HTS para o transporte de cimento a granel, bem como de 25 vagões fechados do tipo FRS, com a modernização de suas portas para a melhoria da carga e descarga de cimento ensacado.
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