Os interessados em participar do VIII Prêmio AmstedMaxion de Tecnologia Ferroviária têm até o dia 13 de agosto para fazer a inscrição e até 20 de agosto para postar o trabalho. O vencedor será anunciado na solenidade de abertura do Seminário Negócios nos Trilhos, no dia 09 de novembro de 2010, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O concurso está aberto à participação dos técnicos de toda a América Latina, incluindo os funcionários das concessionárias de transporte ferroviário de carga e os estudantes de Universidades e Escolas Técnicas.
Serão selecionados os melhores trabalhos sobre “Inovações para ganho de produtividade na manutenção”, aplicado especificamente ao transporte ferroviário de carga.
Os trabalhos deverão apresentar dados e observações mensuráveis a respeito do projeto, utilização e manutenção de materiais e equipamentos assim como dos serviços e processos empregados no transporte ferroviário de carga. Deverão ser apresentados nas categorias: via permanente; vagões e componentes; locomotivas e componentes; sinalização e comunicações; tecnologia a informação. O prêmio principal será uma viagem de uma semana para Chicago, nos Estados Unidos, para cumprir um programa de visita às fábricas da Amsted Industries e aos pátios ferroviários da região de Chicago.
Vinicius Alves Fernandes, formando em engenharia mecânica pela Escola Politécnica (Poli) da USP foi o grande vencedor da sétima edição do Prêmio AmstedMaxion de Tecnologia Ferroviária de 2009, com o trabalho Modelagem do Veículo Ferroviário em Multicorpos e obteve menção honrosa com o artigo Métodos Computacionais de Estudo da Via Férrea. O trabalho propõe um modelo matemático consistente para analisar o comportamento dinâmico do veículo ferroviário. É uma ferramenta importante para antecipar as condições de descarrilamento em curvas e a influência de defeitos da via na dinâmica do veículo. A pesquisa também cria bases para um futuro simulador de dinâmica ferroviária.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Para Fernandes – que está fazendo mestrado em transporte ferroviário, na Ecole Centrale Paris, na França -, o prêmio foi uma grande e boa surpresa e a melhor maneira de finalizar seus estudos de graduação da Escola Politécnica, “já que o trabalho vencedor foi baseado no meu trabalho de formatura em Engenharia Mecânica. O artigo é bastante técnico e pensei, na época, que isso pudesse impactar negativamente no trabalho. Muito gratificante foi perceber que este tipo de pesquisa não apenas interessa às empresas do ramo, como a AmstedMaxion, como pode ser utilizado para um simulador de dinâmica ferroviária que está sendo concebido na Escola Politécnica”, lembra.
“Além da satisfação de ser o vencedor ainda ganhei uma viagem para os Estados Unidos patrocinada pela AmstedMaxion, participei da conferência da National Coal Transportation Association, em Coeur d’Alene, e visitei a fabrica de fundidos da AmstedRail em Granite City, proximo à St. Louis. Agradeço à AmstedMaxion e à AmstedRail pela oportunidade e pela solicitude empregada a todo momento”, finaliza Fernandes.
Os interessados em participar encontram a ficha de inscrição e o regulamento do Prêmio no site da Revista Ferroviária – www.revistaferroviaria.com.br. Outras informações também podem ser obtidas através dos telefones (11) 3884-0757 e 3884-0580 ou pelo e-mail anaflavia@revistaferroviaria.com.br.
Seja o primeiro a comentar