O Metrô do Cariri, que liga os municípios de Juazeiro do Norte e Crato, deverá ganhar sua oitava estação agora em agosto com a conclusão da Estação Fátima, em Juazeiro do Norte. Os usuários já estão utilizando as estações Juazeiro, São Pedro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato. A Estação Fátima está em fase final de construção. O Metrô beneficia os dois maiores municípios da Região do Cariri que juntos somam mais de 300 mil pessoas. Atualmente o sistema está transportando cerca de 1.700 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 6 às 19 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas. Assim como as demais, o projeto da estação de Fátima está sendo executado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) mediante a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).
Inaugurado em dezembro de 2009, o metrô utiliza dois veículos do tipo Transporte Rápido Automotriz (Tram), que tem capacidade para transportar 300 passageiros por viagem. Os trens, movidos a diesel, são formados por quatro carros, todos climatizados, com velocidade máxima operacional de 60 km/h. Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, em Barbalha. Juazeiro do Norte tem as estações ferroviárias de Juazeiro, São Pedro e Padre Antônio Vieira. Em Crato ficam as estações de São José, Muriti, Padre Cícero e Crato.
O Projeto envolveu investimentos do Governo do Estado da orem de R$ 25 milhões que abrangeram a remodelação da via permanente entre o Bairro Vila Fátima, no Juazeiro do Norte, e o Distrito de Muriti, no Crato, com a substituição de dormentes, correção de alinhamento e nivelamento da linha. Também foi construída via permanente entre o Distrito de Muriti e as proximidades da antiga estação ferroviária do Crato, com a remoção de interferências, terraplenagem e drenagem e reconstruída a Ponte ferroviária sobre o Rio Lobo, no Crato e as estações tipo tubular.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar