Nesta quarta-feira (28), o Ministério dos Transportes e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) comemoraram o sesquicentenário (150 anos), no Clube do Exército, em Brasília (DF). O evento contou com a participação do presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Durante seu discurso, o presidente Lula exaltou os grandes avanços realizados pelo Brasil nos últimos anos. “Neste país, havia 15 anos que não produzia um metro de trilho. Este país não produzia locomotiva, nós fomos convencer a GE a fazer locomotiva. Parece que neste ano vai produzir umas cem. Não é possível um país ir para frente se as pessoas não acreditam nelas mesmas. Se os governantes fizessem apenas o óbvio, o país já teria dado um salto extraordinário”, alertou. Disse ainda que seu governo atendeu as demandas que eram essenciais para o crescimento do país. “Estamos colhendo o que plantamos”, finalizou.
Criados em 1860, por meio do Decreto 1.067, assinado pelo Imperador D. Pedro II, que instituiu a então Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, os dois ministérios passaram por modificações, até se estabelecerem como os atuais Ministério dos Transportes e MAPA.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Homenagem
Durante a solenidade foi entregue a Medalha do Mérito de Mauá aos ex-ministros do MAPA, representantes do agronegócio e instituições de pesquisa e ensino rural. Foram lançados também, selos comemorativos dos 150 anos de cada um dos ministérios. O selo traz a estampa do patrono, Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá. Ele foi responsável pela construção das primeiras ferrovias brasileiras e grande incentivador da industrialização no país.
Seja o primeiro a comentar