A ABIFER entregou, aos candidatos à Presidência da República, Carta sobre o Setor Ferroviário Brasileiro sob o título “Continuidade na expansão do Transporte Ferroviário: condição essencial para a melhoria da competitividade do País”.
A Carta será também encaminhada aos candidatos a governos estaduais e legislativo, bem como aos representantes dos diversos partidos políticos.
Leia a íntegra do documento:
Continuidade na expansão do Transporte Ferroviário: condição essencial para a melhoria da competitividade do País
A ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária vem, respeitosamente, externar a V. Exª. o otimismo vivido nos dias atuais pelo Setor Ferroviário Brasileiro, após décadas de degradação do sistema ferroviário nacional. Hoje, o transporte ferroviário já se mostra como uma das soluções prioritárias para os gargalos da logística nacional. Para sua evolução, é imprescindível a continuidade nos investimentos direcionados à infraestrutura de transportes, mormente a ferroviária.
A ABIFER congrega as empresas industriais e de serviços do Setor Ferroviário Brasileiro. Fundada há 33 anos, tem seu foco no crescimento do setor, nas áreas de carga e de passageiros. Suas associadas empregam hoje 12 mil funcionários diretos, geram tecnologia própria à nação e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da movimentação das riquezas produzidas pelo País. A ABIFER reafirma seu compromisso de continuar a formar mão de obra especializada para o setor.
Como integrante do Setor Ferroviário Brasileiro, a ABIFER vem compartilhar com V. Exª. suas visões, no sentido de colaborar para que as questões relacionadas ao setor possam constituir-se em temas a serem desenvolvidos ao longo de seu futuro mandato.
A ABIFER está convicta de que o transporte de carga sobre trilhos é a solução mais adequada para fazer frente ao crescimento econômico do País, de forma integrada aos demais modos de transporte, podendo, inclusive, servir como meio de interligação regional entre o Brasil e os demais países da América do Sul. Por suas dimensões continentais, o País necessita de soluções de transporte de carga confiáveis, condição inescapável para garantir a competitividade do produto brasileiro, tanto no mercado doméstico como na exportação.
Da mesma forma, no setor de transporte de passageiros, a ABIFER tem confiança plena que o transporte público sobre trilhos representa a solução para a redução do tempo de deslocamento nos médios e grandes centros urbanos, melhorando a qualidade de vida das pessoas, com sustentabilidade e ganhos ao meio ambiente.
No transporte de média e longa distância, a ABIFER entende que as soluções de interligação entre as regiões metropolitanas do País, visando descongestionar os fluxos aéreos e rodoviários, têm no Trem de Alta Velocidade sua mais eficaz alternativa.
A ABIFER defende o PNLT – Plano Nacional de Logística e Transportes, e sua continuidade, por tratar-se de um plano de Estado que tem como um de seus objetivos principais equilibrar a matriz brasileira de transporte de carga. Propõe que sejam criadas metas intermediárias quinquenais, até 2025, estabelecendo-se percentuais progressivos de participação do modo ferroviário na matriz brasileira, hoje situada em 26%:
• 29% em 2015
• 33% em 2020
• 35% em 2025, meta do PNLT.
A ABIFER relembra que, enquanto persistir o chamado Custo Brasil, o País perderá competitividade, sendo impreterível o incremento de ações efetivas para eliminá-lo. O PNLT é um dos instrumentos mais importantes para se atingir este objetivo.
Por outro lado, a ABIFER:
• Enfatiza a necessidade de se conferir isonomia tributária à indústria ferroviária instalada no País, nas concorrências internacionais promovidas por entidades públicas de todas as esferas.
• Propõe que sejam garantidas fontes de financiamento para a continuidade dos investimentos no modo ferroviário, nos moldes do PSI – Programa de Sustentação do Investimento, do BNDES.
•Pleiteia que seja instituída, em caráter permanente, a depreciação acelerada de vagões e locomotivas.
• Sugere que seja criado um modelo de compensação tributária para incrementar o processo de Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologias e produtos inovadores, que alavancarão tanto o setor ferroviário como a economia do País.
A ABIFER, enfim, confia na potencialidade do País e conclama os futuros governantes e legisladores a realizar, ao longo dos próximos dez anos:
Na área de transporte de carga
• Eliminação dos gargalos da malha ferroviária existente;
• Construção de 1.500 km de novas ferrovias por ano.
Na área de transporte de passageiros
• Duplicação da malha metroferroviária urbana, atualmente de apenas 800 km;
• Construção de 3.000 km de linhas de Trem de Alta Velocidade.
Nossa entidade acredita firmemente no transporte ferroviário e na disposição de V.Exª. para desenvolver um Brasil melhor, cada vez mais moderno, sustentável e competitivo.
Neste sentido, coloca-se à disposição de V.Exª. para quaisquer esclarecimentos que possam aprofundar o debate, sobre este que é um dos setores prioritários para a plena realização do potencial do País.
Cordialmente,
Vicente Abate
Presidente da ABIFER
Seja o primeiro a comentar