Os principais candidatos à Presidência da República vão receber hoje (11) da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF) um documento que mostra as questões estratégicas ligadas à infraestrutura do setor ferroviário e sua importância para o país.
O documento faz parte da programação do 4º Brasil nos Trilhos, que reúne as principais empresas do setor ferroviário para debater as prioridades de investimentos no setor. Às 14h, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, deve chegar ao encontro.
De acordo com a ANTF, os investimentos privados nos últimos anos revitalizaram as ferrovias brasileiras, que aumentaram de 19% para 26% a participação na matriz de transporte no Brasil. Segundo o presidente da ANTF, Marcelo Spinelli, o volume de carga por ferrovias aumentou 56% desde a desestatização do setor, entre 1996 e 1998, que até então era administrado pela Rede Ferroviária Federal S.S.A (RFFSA).
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“A produtividade das ferrovias subiu 77%. E o transporte de contêineres nas ferrovias, é hoje 80 vezes maior do que no primeiro ano de concessão”, garantiu Spinelli. Dados da ANTF mostram que, de 1997 ao primeiro semestre de 2010, as concessionárias aplicaram nas ferrovias R$ 22,1 bilhões na recuperação da malha, novas tecnologias de operação, capacitação de profissionais, aquisição e reforma de material rodante (vagões e locomotivas). O governo aplicou R$ 1,1 bilhão e planeja agora uma série de obras de expansão e modernização, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT).
Após a desestatização das ferrovias, a carga movimentada aumentou 56,1%, passando de de 253 para 395 milhões de toneladas. Além disso, houve crescimento de 119,5% na oferta de empregos diretos e indiretos e de 17% para 26% na participação das ferrovias na matriz de transporte de cargas no país.
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