Metrô inaugura 4 novas estações até o final do ano

O Metrô de São Paulo irá inaugurar quatro novas estações até o final de 2010. Serão entregues duas estações da Linha 2-Verde, Vila Prudente e Tamanduateí, e duas na Linha 4-Amarela, Butantã e Pinheiros. Outras duas estações estão previstas para o início de 2011, Luz e República, também na Linha 4. A entrega dessas duas estações marca a conclusão da primeira fase da linha.


A CPTM também entregará quatro novas estações, que estão sendo reconstruídas no mesmo local das atuais: Francisco Morato e Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi; Itapevi, na Linha 8-Diamante, e Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa. A companhia também entregará até o final do ano três estações que estão sendo reformadas: Carapicuíba, Jandira e Engenheiro Cardoso, na Linha 8-Diamante.


A previsão das inaugurações foi divulgada ontem (17) pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, em uma nota de esclarecimento sobre os investimentos feitos no Metrô e na CPTM. Segundo a nota, o balanço foi feito para esclarecer informações desencontradas sobre Metrô e CPTM, que têm sido noticiadas nos últimos dias.


Ainda de acordo com a nota, o Governo investiu R$ 27 bilhões no transporte sobre trilhos, considerado os investimentos entre 2000 e 2011.  Entre 2000 e 2006 foram investidos R$ 5 bilhões, divididos igualmente entre Metrô e CPTM. Entre 2007 e 2011, o montante destinado ao Metrô são R$ 15 bilhões, enquanto a CPTM registra R$ 7 bilhões.


 


Confira a nota:


A verdade sobre o transporte metro-ferroviário


Em relação às informações desencontradas sobre Metrô e CPT, que têm sido noticiadas nos últimos dias, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos vem a público esclarecer os seguintes pontos:


Qualidade de Metrô


1. Entre 2007 e 2011, estão sendo investidos cerca de R$ 23 bilhões na expansão do Metrô e na modernização de 162 km da CPTM para elevar sua operação a qualidade de metrô. Com isso, São Paulo terá 240 km de Metrô.


2. Não é verdade a afirmação de que o Governo, nos últimos dez anos, investiu mais em obras viárias do que em transporte sobre trilhos (R$ 12 bi no Metrô e R$ 13,5 bi em obras viárias). Na realidade, são R$ 27 bilhões aplicados em transportes sobre trilhos, considerando Metrô e CPTM, conforme quadro abaixo: 


Período  – Metrô – CPTM – Total
2000-2006 – R$ 2,5 bilhões – R$ 2,5 bilhões – R$ 5 bilhões
2007-2011  – R$ 15 bilhões – R$ 7 bilhões – R$ 22 bilhões


Total Geral
2000-2011 – R$ 17,5 bilhões – R$ 9,5 bilhões – R$ 27 bilhões


3. Vale ressaltar que metrô é uma forma de operar trem seja subterrâneo, de superfície ou elevado, em qualquer lugar do mundo.  São cinco os itens que caracterizam este serviço: intervalos iguais ou menores do que 6 minutos, confiabilidade de 95% (menos falhas técnicas e mais regularidade), segurança, qualidade das estações e dos trens. Portanto, metrô não é apenas o serviço de trens operado pela Companhia do Metropolitano.


Sistema de sinalização não é informatização


4. Diferente do que alguns candidatos afirmam a questão da CPTM não é a informatização, mas sim o sistema de sinalização. Esse é um erro crasso que revela desconhecimento do processo. O salto de qualidade da CPTM está na troca do sistema de sinalização que já está em curso e, até junho de 2011, estará concluída. A tecnologia CBTC (Comunications-Based Train Control) é o mais moderno sistema de sinalização metroferroviária, permitindo a redução do intervalo entre trens  e o aumento da capacidade de transporte de passageiros.


5. Transformar 162 km da CPTM implica uma série de investimentos de alto custo, invisíveis aos olhos do usuário. A infraestrutura necessária para que trens e estações operem com regularidade e confiabilidade exige também a modernização dos sistemas de telecomunicações, energia e rede aérea, além da própria via permanente (trilhos). É que o está sendo feito.


Novas estações


6. No Metrô foram inauguradas 4 estações: Alto do Ipiranga e Sacomã, na L2-Verde, Paulista e Faria Lima, na L4-Amarela. Até o final de 2010 serão entregues mais 4: Vila Prudente e Tamanduateí, na L2, Butantã e Pinheiros, na L4). No início de 2011, mais 2: Luz e República, que concluirá a primeira fase da Linha 4-Amarela).


7. Na CPTM foram entregues 12 novas estações com qualidade de metrô:  6 novas estações (Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú, na Linha 9-Esmeralda; USP Leste, Jardim Helena-Vila Mara, Jardim Romano, na Linha 12-Safira). 6 novas estações em substituição as unidades existentes no mesmo local (Jurubatuba, Ceasa,  Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, na Linha 9; e Comendador Ermelino e Itaim Paulista, na Linha 12).


8. Até o final do ano, a CPTM também entregará mais 4 novas estações em substituição as existentes no mesmo local: Francisco Morato e Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi; Itapevi, na Linha 8-Diamante, e Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa. Além disso, serão entregues mais 3 estações reformadas: Carapicuíba, Jandira e Eng. Cardoso, na Linha 8-Diamante.


9. No total, entre 2007 e 2010, serão entregues 27 estações com qualidade de metrô.


Novos Trens


10.  Entre 2007 e 2008, foram compradas 107 composições com tecnologia de ponta (60 para CPTM e 47 para Metrô). Posteriormente, outros 45 trens foram adquiridos pela CPTM, sendo um lote de 36, por meio de uma Parceria Público-Privada, e outros 9 por meio de licitação. Totalizando 152 composições novas para Metrô e CPTM, com 1.074 vagões, que enfileirados alcançam cerca de 20 km de extensão.


11. Do total de 107 trens, 54 já foram entregues (35 Metrô e 19 CPTM), com estimativa que até o final do ano outros 30 entrem em operação, concluindo a entrega deste lote no início do próximo ano.  Os outros 45 trens licitados pela CPTM estão divididos da seguinte forma: 21 composições entrarão em operação a partir de 2011 e 24 no final de 2012.


O que ficará encaminhado


12.  O prolongamento da Linha 2-Verde, em forma de metrô leve, ligará a estação Vila Prudente a Cidade Tiradentes. O primeiro trecho até Oratório está previsto para 2011 e o segundo, de Oratório até o Parque São Lucas, em 2012.


13.  A Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) está sendo ampliada em mais 11,7 km, saindo do Largo Treze até Chácara Klabin, na Linha 2-Verde, contando também com integração na estação Santa Cruz, na Linha 1-Azul.


14.  Para dar continuidade à expansão da rede sobre trilhos, o Metrô trabalha na contratação e elaboração dos projetos para implantar as futuras linhas 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim), 15-Branca (Vila Prudente-Tiquatira), 16-Prata/monotrilho (Cachoeirinha-Lapa) e 17-Ouro/monotrilho (Jabaquara-Congonhas-Morumbi).


Os entraves


15.  O gestor público tem de definir cronogramas para que as obras sejam realizadas, cumprindo os prazos estipulados. No entanto, questões inerentes à administração pública, como questionamentos de processos licitatórios por empresas, cidadãos ou órgãos de fiscalização, além de diversos fatores externos dificultam o cumprimento das metas, resultando até em atrasos nos cronogramas.


16.  Com os projetos das novas linhas e as licitações concluídas até o final deste ano, o próximo gestor ganhará agilidade para implantar os projetos previstos, uma vez que várias etapas burocráticas foram vencidas agora.


Este é um exemplo do que acontece em todos os projetos. A obra de uma estação ou a entrega de um novo trem precisa de um longo período de maturação e entraves burocráticos a serem vencidos. Essa gestão passou por quase 700 processos licitatórios, muito dos quais os frutos somente serão vistos nos próximos anos. O objetivo dessa gestão foi trabalhar ao máximo para facilit

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0