A Revista Ferroviária completa neste ano 70 anos de circulação ininterrupta e ontem (3) foi realizado um coquetel em comemoração a data. Durante o evento, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, entregou ao diretor da Revista Ferroviária, Gerson Toller, uma placa em reconhecimento aos serviços prestados pela revista ao setor.
Passos relembrou alguns momentos importantes da ferrovia no Brasil e destacou que “os próximos 70 anos serão com outra história, a ser escrita com o progresso do setor ferroviário”.
A RF homenageou Luis Cesário Amaro da Silveira, vice-presidente para relações institucionais da Abifer, que faz parte do setor ferroviário há 60 anos. Cesário brincou com os comentários que foi trainee do Barão de Mauá, responsável pela construção das primeiras ferrovias brasileiras e grande incentivador da industrialização no Brasil.
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O Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) também fez uma homenagem à RF.
Gerson Toller agradeceu as homenagens, a equipe da RF, os amigos e colaboradores. Ele falou sobre a história da revista, sobre a mudança no ciclo das ferrovias com volta da expansão e destacou a frase de um ferroviário francês em 1947 – “Se as ferrovias não terminarem no século 20, elas serão o meio de transporte do século 21”.
Toller falou sobre o atual momento da revista, com o lançamento do novo site e a parceria com a Autodata, principal editora de revistas especializadas no setor automotivo, objetivando a divulgação de notícias e a realização de eventos relacionados a transporte intermodal.
A solenidade encerrou com um brinde ao ferroviário brasileiro e um bolo comemorativo aos 70 anos da Revista Ferroviária.
História
A Revista Ferroviária foi lançada em janeiro de 1940 no Rio de Janeiro, pelo engenheiro Ruben Vaz Toller, da EF Central do Brasil, filho de Jacinto Toller, proprietário da gráfica Pimenta de Melo, que entre outras publicações rodava a revista política O Malho.
A RF surgiu como órgão da poderosa Associação de Engenheiros da EF Central do Brasil, que na época vinha de concluir a eletrificação do subúrbio do Rio de Janeiro. Pouco tempo depois, o cunhado de Rubem, Jorge de Moraes Gomes, assume a revista, cria uma empresa editora – Empresa Jornalística dos Transportes Ltda – e a dirige até 1984. Nesta data, assume a editora o jornalista Gerson Toller, filho de Jorge, que a dirige atualmente.
É a revista mais antiga do Brasil publicada por uma editora privada com circulação regular (bimestral). Cobre a atualidade do transporte ferroviário, metroviário e metropolitano no Brasil e se interessa pela preservação do material ferroviário de interesse histórico.
Em paralelo à publicação da Revista Ferroviária, a empresa organiza eventos anuais onde se destacam a Feira e Seminário Negócios nos Trilhos, seminários e o Prêmio Revista Ferroviária. Desenvolve ainda, com o incentivo da Lei Rouanet, o Projeto Memória Ferroviária.
Aos longo de seus 70 anos a Revista Ferroviária coleciona números importantes – 770 edições; 50,4 mil páginas de informação; 15,1 mil páginas publicitárias e 570 parceiros comerciais.
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