A primeira ferrovia de alta velocidade da China, a Ferrovia Interurbana de Alta Velocidade Beijing-Tianjin, transportou 40,96 milhões de passageiros desde que iniciou suas operações há dois anos, informou na segunda-feira o Ministério das Ferrovias em um comunicado.
A via, aberta em 1º de agosto de 2008, é capaz de transportar até 125 mil passageiros por dia entre as duas cidades do norte da China, revelou o ministério. Projetados para atingir uma velocidade máxima de 350 quilômetros por hora, os trens-bala reduzem o tempo de viagem entre Beijing e Tianjin para 30 minutos, em comparação com o percurso normal de três horas por rodovia.
A ferrovia rápida também levou mais visitantes de Beijing e das áreas vizinhas à cidade de Tianjin durante os últimos dois anos, o que impulsionou os setores de comércio, indústria, turismo e serviços locais, acrescentou o ministério.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Uma pesquisa da Comissão de Comércio de Tianjin mostrou que as compras constituem cerca de 34% dos gastos totais dos passageiros que viajam pela ferrovia.
Além disso, impulsionada pela ferrovia, o investimento externo recebido e aplicado por Tianjin aumentou 20% no primeiro semestre, chegando a US$ 5,9 bilhões, revelou o ministério.
Seja o primeiro a comentar