Apesar de possuir as melhores rodovias, o metrô mais moderno e os mais movimentados aeroportos, o transporte no estado de São Paulo precisará de investimentos especiais do próximo governador. Os problemas foram mostrados na reportagem desta semana da série “Desafios São Paulo”, do Bom Dia São Paulo.
Em Barra Bonita, navegar pelo Rio Tietê é algo impressionante. O rio é limpo e verde, bem diferente do mesmo rio que passa por São Paulo, poluído. No trecho de Barra Bonita, passear de barco é um programa que pode durar até oito dias. O transporte de carga também é feito pela Hidrovia Tietê-Paraná. O rio é usado para levar soja, cana-de-açúcar e outros produtos agrícolas.
No estado de São Paulo a hidrovia tem dez represas para seguir viagem, incluindo um sistema de eclusas. Todo ano passam 5 milhões de toneladas de produtos pela hidrovia. Com novos investimentos, a capacidade pode dobrar.
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“É um investimento alto, de longo prazo mas tem que se pensar porque o volume vai aumentar”, diz Luís Fernando Siqueira, presidente do Sindicato dos Armadores de Navegação Fluvial.
Em Cubatão, uma estação construída nos anos de 1940 está desativada. O trem que era um meio de transporte para quem ia até a capital agora só leva carga. O trem está carregando soja que chegou pela Hidrovia Tietê -Paraná. São três locomotivas estão puxando 65 vagões, com 1.900 toneladas. A composição de 1,060 km seguirá para o Porto de Santos, uma viagem de 36 horas.
Trem-bala
Um dos grandes problemas do transporte em São Paulo é a região metropolitana da capital, que virou um grande gargalo. Para desamarrar esse nó, uma das soluções é o trem-bala. Segundo o projeto, o trem partiria de Campinas, passaria por São Paulo, com uma parada em Aparecida até chegar ao Rio de Janeiro. Todo o percurso demoraria pouco mais de uma hora.
“Fomos então ao governo federal falar que nos tínhamos uma demanda de 10 milhões de pessoas que aqui vem todos os anos e se esse projeto de apoio. Nós ganhamos como santuário e como região”, diz o padre Darci Nicioli, reitor do Santuário Nacional de Aparecida.
Além disso, a vizinha Guaratinguetá seria beneficiada. A cidade é terra do primeiro santo brasileiro, o Frei Galvão.
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