O desembarque dos dois primeiros trens que vão operar na linha sul do metrô de Fortaleza aconteceu, na manhã e tarde ontem, no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Na ocasião, o presidente da Companhia Cearense de Trens Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, disse que a ação comprova cumprimento dos prazos e a aproximação de um sonho de dez anos em virar realidade.
A operação mobilizou transportadores e técnicos da empresa italiana, além de engenheiros do Metrofor. O equipamento saiu de Nápoles, da cidade do Sul da Itália em 19 de julho, no navio Nanuk, que chegou ao Pecém no último sábado.
Segundo informou Rômulo Fortes, os trens deverão ser montados ainda no Pecém. Um desses será levado para a Estação Engenheiro João Felipe, onde ficará exposto para a visitação pública, e um outro para a estação Carlito Benevides, em Pacatuba, antes denominada de estação Vila das Flores.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os veículos serão rebocados por uma locomotiva do Metrofor, tanto para a Estação João Felipe, quanto para a Carlito Benevides. Lá, os trens serão testados nos estágios estáticos e dinâmicos.
O nosso cronograma prevê que novos trens cheguem a partir de abril do próximo ano. Assim, serão dois trens que chegarão todos os meses ao Pecém, afirmou o presidente do Metrofor. Ele lembrou que a ideia inicial era recorrer a indústria nacional, mas essa não esteve presente nos dois editais de licitação, promovidos pelo Estado.
Os trens são fabricados pela empresa italiana Ansaldo Breda. O gerente de projetos, Raffael Evangelista, informou que estão assegurados o cronograma da entrega, além do treinamento dos operadores e das equipes de manutenção.
Os trens são elétricos com 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos fabricados em alumínio desenvolvem alta velocidade: chega até 120 km por hora em menos de um minuto. A mesma empresa já forneceu trens elétricos para Itália, Espanha e Estados Unidos.
Os trens vão operar na linha sul do metrô de Fortaleza, que vai ligar o Centro da Capital à Maracanaú e Pacatuba. O trecho é utilizado por 350 mil passageiros por dia. A expectativa é que a linha comece a operar no final do próximo ano.
Seja o primeiro a comentar