A Vale informou ontem (26) que assinou um acordo com a Ferrosur Roca S.A. (Ferrosur), operadora ferroviária de carga geral na Argentina, para transferência da concessão de um trecho ferroviário de 756 km que liga Zapala, na província de Neuquén, a General Cerri, na província de Buenos Aires, Argentina.
Segundo a nota da Vale, “este acordo é um importante passo para a consolidação da solução logística do projeto Rio Colorado. O acordo está sujeito a aprovação das autoridades nacionais competentes na Argentina”. O projeto foi aprovado pelo Senado no início de agosto.
Rio Colorado compreende o desenvolvimento de uma mina de potássio e infraestrutura de ferrovia, porto e fornecimento de energia, com capacidade nominal inicial estimada de 2,4 milhões de toneladas por ano de potássio e potencial para futura expansão para 4,35 Mtpa. Está previsto também a construção de um ramal ferroviário de 350 quilômetros, instalação portuária e termoelétrica.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Ferrosur pertence à construtora Camargo Corrêa e a obra ferroviária é a primeira deste porte desde meados do século 20.
Segundo o presidente da Ferrosur, Pablo Terradas, o projeto é capaz de mudar o cenário estagnado das ferrovias argentinas.
O desenvolvimento do projeto faz parte da estratégia da Vale de se tornar líder global no negócio de fertilizantes. O projeto ainda está sujeito à aprovação do Conselho de Administração da Vale.
LEIA TAMBÉM:
Argentina aprova projeto de potássio da Vale
Camargo Corrêa investirá US$ 50 milhões em cimenteira e ferrovia na Argentina
Seja o primeiro a comentar