A Vale fechou um acordo com governo da Libéria para construção de uma nova ferrovia e um porto no país. O objetivo da mineradora é escoar a produção de minério de ferro da companhia da área de Simandouna, em Guiné, na África. Em comunicado divulgado neste sábado, a empresa informou que o acordo envolve financiamento e operação dos projetos, cujos valores não foram revelados.
O acordo prevê ainda o compromisso do governo da Libéria em facilitar o acesso da Vale à ferrovia e à infraestrutura portuária existente no país, até que os novos projetos estejam construídos e em funcionamento. O acordo também prevê que a a Vale vai reconstruir a hidrelétrica Mount Coffee, na Libéria.
A mineradora tenta acelerar seus investimentos em outros países por causa das dificuldades de obter licenciamento ambiental no Brasil. A Vale pretende investir US$ 5 bilhões em Guiné nos próximos anos, o que representa quase 40% de todo o investimento programado pela companhia para este ano.
O acordo assinado ainda depende de aprovação do Congresso da Libéria.
Seja o primeiro a comentar