O transporte de grãos e açúcar pelos trilhos da ferrovia administrada pela América Latina Logística (ALL) registrou aumento de 83% em julho, em relação ao mesmo período do ano passado, no trecho que passa por Rio Preto e liga o Alto Araguaia (MT) ao Porto de Santos (SP).
O maior volume transportado é de o grãos, com destaque para soja, farelo, milho e óleo vegetal. Em julho, foram cerca de 900 mil toneladas, de Mato Grosso ao porto de Santos. Já o açúcar totalizou 442 mil toneladas, o que representa um aumento de 350% em relação ao mesmo mês do ano passado.
De acordo com a assessoria de imprensa da ALL, esse aumento no volume de carga transportada é explicado pelos novos contratos feitos pela companhia. O açúcar transportado é carregado no distrito rio-pretense de Engenheiro Schmitt, além de Fernandópolis, Santa Adélia, Araraquara e Pradópolis. Desses terminais, o produto segue até o Porto de Santos. Pelos trilhos de Rio Preto passam açúcar, soja, milho, óleo vegetal, álcool e contêiner. Em julho deste ano, passaram pela cidade 940 mil toneladas dos produtos.
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Investimentos
Os terminais de embarque de cargas tiveram investimentos em sua infraestrutura para atender ao aumento da demanda. Na região, dois terminais de carga tiveram investimentos de R$ 8,5 milhões. A unidade de Fernandópolis recebeu investimentos de R$ 3,8 milhões. No local, houve aumento de 88% no volume de açúcar transportado no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado.
O terminal instalado no município de Santa Adélia teve aumento de 78% no volume de açúcar transportado no mesmo período e os investimentos foram de R$ 4,7 milhões. Em todo o trecho que liga o Alto Araguaia ao Porto de Santos, os investimentos são de cerca de R$ 100 milhões em melhorias das vias e da infraestrutura férrea. A ALL possui uma malha de 21,3 mil quilômetros de extensão, opera uma frota de 1.060 locomotivas, 31 mil vagões e mil caminhões.
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