Quatro trechos que estavam concessionados para a América Latina Logística (ALL) para construção de ferrovias entre Rondonópolis a Cuiabá; de Cuiabá a Porto Velho (RO); de Cuiabá ao Porto de Santarém (PA) e de Rondonópolis a Araguari (MG) voltarão nos próximos dias para as mãos do Ministério dos Transportes que acelerará um novo processo de concessão para ofertar os mesmos a interessados em executar as obras e explorar o serviço. A informação foi dada pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, ao governador Silval Barbosa, ao ex-governador, Blairo Maggi e ao diretor-geral do Departamento de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Luiz Antônio Pagot em audiência ontem em Brasília.
Na oportunidade, o ministro confirmou que no próximo dia 15 de setembro visitará as obras da ferrovia no trecho Alto Araguaia a Rondonópolis que continuará sob gestão da ALL e assinará termo técnico para que o governo de Mato Grosso viabilize estudos técnicos e econômicos e até mesmo se possível os de impacto ambiental. “Nosso interesse é ganhar tempo e evitar as exigências legais que emperram a obra”, disse o ex-governador Blairo Maggi (PR) se mostrando satisfeito por, “após seis anos de luta conseguir destravar as obras da Ferronorte, que são essenciais para Mato Grosso e para o Brasil”, disse.
O governador Silval Barbosa (PMDB) lembrou que ainda como vice-governador veio muitas vezes a Brasília cobrar uma posição do governo federal em relação as obras da Ferronorte que pouco ou quase nada andaram nos últimos anos. “Acredito que agora teremos condições de montar um cronograma físico-financeiro e definir um calendário para que o atraso dos últimos anos seja compensado com obras e investimentos”, disse Silval Barbosa assegurando empenho, dedicação e busca de parceiros que assumam os investimentos e explorem a ferrovia que consolidará o sistema de logística de transporte das safras agrícolas de Mato Grosso e de outras regiões do Brasil.
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Tanto Maggi quanto Silval lembraram a importância que a Ferronorte terá para o agronegócio e para a economia nacional, assegurando que aliado a questão da ferrovia, se terá as obras das rodovias federais e estaduais e das hidrovias que também serão tiradas do papel e se tornarão realidade. “É importante se ver que o governo federal do presidente Lula prioriza questões essenciais como a logística de transporte de Mato Grosso”, disse Blairo Maggi.
O governador Silval Barbosa assinalou que o próprio Estado vai ser indutor de empresas em busca de parcerias para que se assuma as obras e se implemente em definitivo a ferrovia que terá ainda como missão interligar o Sudeste e o Sul do país com o Norte do Brasil e com Estados economicamente viáveis como Rondônia e Pará.
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